POR DETRÁS DA PEDAGOGIA DO APRENDER A APRENDER NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100783 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8254 "inscrito_id" => 23313 "titulo" => "POR DETRÁS DA PEDAGOGIA DO APRENDER A APRENDER NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Pensar a educação escolar constitui uma demanda necessária e permanente na busca de soluções face aos enormes desafios que caracterizam o trabalho educativo na sociedade contemporânea. E a formação de professores é uma componente de educação escolar que deve ser pensada e encarada com maior cuidado, tendo em conta o tipo do profissional que dela resulta, bem como o compromisso político e técnico-pedagógico necessários para o futuro professor no desempenho das suas funções docentes. Neste artigo resgata-se uma reflexão relativa à forma como os processos formativos estão sendo concebidos e conduzidos em termos pedagógicos na atualidade. Trata-se de uma contribuição para a formação de professores, uma área cujas últimas décadas tem sido marcada pelas teorias pedagógicas do “aprender a aprender”, onde a preocupação é de formar um professor reflexivo, cuja pedra angular do processo centra-se no aluno. Desta forma, a discussão aqui resgatada é necessária objetivando compreender o que está por detrás dessa concepção pedagógica. Como base metodológica neste estudo está o materialismo histórico-dialético, através dos fundamentos da pedagogia histórico-critica, uma teoria pedagógica que se mostra coerente nas suas contribuições, ajudando a compreender o objeto em alusão. A fonte de dados neste estudo é de natureza bibliográfica. Com efeito, os dados conduziram a conclusão de que, por detrás da pedagogia do “aprender a aprender ” há uma ideologia oculta de esvaziar os conteúdos escolares, os clássicos, e descaracterizar a função do professor, bem como o papel social da escola, condicionando assim a formação intelectual e a humanização do homem, pois isso interessa e muito à classe dominante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23313_TB8254_17112023173406.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÉLIX MATIAS" "autor_nome_curto" => "Félix Matias" "autor_email" => "felixmatiasney@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100783 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8254 "inscrito_id" => 23313 "titulo" => "POR DETRÁS DA PEDAGOGIA DO APRENDER A APRENDER NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Pensar a educação escolar constitui uma demanda necessária e permanente na busca de soluções face aos enormes desafios que caracterizam o trabalho educativo na sociedade contemporânea. E a formação de professores é uma componente de educação escolar que deve ser pensada e encarada com maior cuidado, tendo em conta o tipo do profissional que dela resulta, bem como o compromisso político e técnico-pedagógico necessários para o futuro professor no desempenho das suas funções docentes. Neste artigo resgata-se uma reflexão relativa à forma como os processos formativos estão sendo concebidos e conduzidos em termos pedagógicos na atualidade. Trata-se de uma contribuição para a formação de professores, uma área cujas últimas décadas tem sido marcada pelas teorias pedagógicas do “aprender a aprender”, onde a preocupação é de formar um professor reflexivo, cuja pedra angular do processo centra-se no aluno. Desta forma, a discussão aqui resgatada é necessária objetivando compreender o que está por detrás dessa concepção pedagógica. Como base metodológica neste estudo está o materialismo histórico-dialético, através dos fundamentos da pedagogia histórico-critica, uma teoria pedagógica que se mostra coerente nas suas contribuições, ajudando a compreender o objeto em alusão. A fonte de dados neste estudo é de natureza bibliográfica. Com efeito, os dados conduziram a conclusão de que, por detrás da pedagogia do “aprender a aprender ” há uma ideologia oculta de esvaziar os conteúdos escolares, os clássicos, e descaracterizar a função do professor, bem como o papel social da escola, condicionando assim a formação intelectual e a humanização do homem, pois isso interessa e muito à classe dominante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23313_TB8254_17112023173406.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÉLIX MATIAS" "autor_nome_curto" => "Félix Matias" "autor_email" => "felixmatiasney@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }