Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO REFLEXIVO EM TEMPOS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95997
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1766
    "inscrito_id" => 5354
    "titulo" => "O ENSINO REFLEXIVO EM TEMPOS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II"
    "resumo" => "Este estudo discute as contribuições do Estágio Supervisionado II para a formação inicial de professores de Letras Inglês na Universidade Estadual da Paraíba durante a pandemia de COVID-19 em 2021. O estágio foi realizado de forma on-line, utilizando plataformas digitais como o Google Meet e o Google Classroom, e envolveu a observação e a regência de aulas de inglês em turmas do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada em Campina Grande, Paraíba. Devido à redução da carga horária e à baixa adesão dos alunos ao ensino remoto, não foi possível avaliar efetivamente o nível linguístico dos aprendizes durante o período de observação das aulas. Como forma de suprir essa lacuna, nós, estagiários, criamos um formulário on-line no intuito de coletar informações relevantes sobre o perfil dos alunos e sua experiência com o idioma. Com base nas respostas obtidas, elaboramos planos de aula, que consistiram em três aulas de 45 minutos, com o objetivo de revisar conteúdos gramaticais trabalhados anteriormente pela professora regente e ampliar a compreensão dos gêneros textuais orais. A falta de assiduidade nas aulas e a baixa interação dos alunos (provavelmente causadas pela falta de acesso à internet, familiaridade com as ferramentas digitais e/ou pelo contexto da pandemia) foram alguns dos desafios que dificultaram a compreensão dos alunos quanto aos conteúdos propostos, assim como a construção de uma relação de troca efetiva entre professores (estagiários) e alunos. No entanto, apesar das dificuldades observadas, acreditamos que o estágio remoto nos proporcionou oportunidades de familiarização com ferramentas digitais anteriormente pouco difundidas levando-nos a utilizar uma abordagem reflexiva do ensino, na qual os diversos contextos de vida dos alunos são considerados. Nossa experiência evidencia a importância da adaptação às novas formas de ensino remoto e o uso de ferramentas digitais para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem de forma reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5354_TB1766_17112023154556.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ IGOR DE LIMA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "Igor Lima"
    "autor_email" => "joseigorlimap@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95997
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1766
    "inscrito_id" => 5354
    "titulo" => "O ENSINO REFLEXIVO EM TEMPOS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II"
    "resumo" => "Este estudo discute as contribuições do Estágio Supervisionado II para a formação inicial de professores de Letras Inglês na Universidade Estadual da Paraíba durante a pandemia de COVID-19 em 2021. O estágio foi realizado de forma on-line, utilizando plataformas digitais como o Google Meet e o Google Classroom, e envolveu a observação e a regência de aulas de inglês em turmas do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada em Campina Grande, Paraíba. Devido à redução da carga horária e à baixa adesão dos alunos ao ensino remoto, não foi possível avaliar efetivamente o nível linguístico dos aprendizes durante o período de observação das aulas. Como forma de suprir essa lacuna, nós, estagiários, criamos um formulário on-line no intuito de coletar informações relevantes sobre o perfil dos alunos e sua experiência com o idioma. Com base nas respostas obtidas, elaboramos planos de aula, que consistiram em três aulas de 45 minutos, com o objetivo de revisar conteúdos gramaticais trabalhados anteriormente pela professora regente e ampliar a compreensão dos gêneros textuais orais. A falta de assiduidade nas aulas e a baixa interação dos alunos (provavelmente causadas pela falta de acesso à internet, familiaridade com as ferramentas digitais e/ou pelo contexto da pandemia) foram alguns dos desafios que dificultaram a compreensão dos alunos quanto aos conteúdos propostos, assim como a construção de uma relação de troca efetiva entre professores (estagiários) e alunos. No entanto, apesar das dificuldades observadas, acreditamos que o estágio remoto nos proporcionou oportunidades de familiarização com ferramentas digitais anteriormente pouco difundidas levando-nos a utilizar uma abordagem reflexiva do ensino, na qual os diversos contextos de vida dos alunos são considerados. Nossa experiência evidencia a importância da adaptação às novas formas de ensino remoto e o uso de ferramentas digitais para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem de forma reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5354_TB1766_17112023154556.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ IGOR DE LIMA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "Igor Lima"
    "autor_email" => "joseigorlimap@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo discute as contribuições do Estágio Supervisionado II para a formação inicial de professores de Letras Inglês na Universidade Estadual da Paraíba durante a pandemia de COVID-19 em 2021. O estágio foi realizado de forma on-line, utilizando plataformas digitais como o Google Meet e o Google Classroom, e envolveu a observação e a regência de aulas de inglês em turmas do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada em Campina Grande, Paraíba. Devido à redução da carga horária e à baixa adesão dos alunos ao ensino remoto, não foi possível avaliar efetivamente o nível linguístico dos aprendizes durante o período de observação das aulas. Como forma de suprir essa lacuna, nós, estagiários, criamos um formulário on-line no intuito de coletar informações relevantes sobre o perfil dos alunos e sua experiência com o idioma. Com base nas respostas obtidas, elaboramos planos de aula, que consistiram em três aulas de 45 minutos, com o objetivo de revisar conteúdos gramaticais trabalhados anteriormente pela professora regente e ampliar a compreensão dos gêneros textuais orais. A falta de assiduidade nas aulas e a baixa interação dos alunos (provavelmente causadas pela falta de acesso à internet, familiaridade com as ferramentas digitais e/ou pelo contexto da pandemia) foram alguns dos desafios que dificultaram a compreensão dos alunos quanto aos conteúdos propostos, assim como a construção de uma relação de troca efetiva entre professores (estagiários) e alunos. No entanto, apesar das dificuldades observadas, acreditamos que o estágio remoto nos proporcionou oportunidades de familiarização com ferramentas digitais anteriormente pouco difundidas levando-nos a utilizar uma abordagem reflexiva do ensino, na qual os diversos contextos de vida dos alunos são considerados. Nossa experiência evidencia a importância da adaptação às novas formas de ensino remoto e o uso de ferramentas digitais para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem de forma reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.