A GARANTIA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS COMO CONDIÇÃO HUMANA E SUAS RELAÇÕES COM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96258 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2111 "inscrito_id" => 10994 "titulo" => "A GARANTIA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS COMO CONDIÇÃO HUMANA E SUAS RELAÇÕES COM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "O presente trabalho foi baseado na disciplina Direitos Humanos, Saúde e Qualidade de Vida organizada pela pós-graduação da FASESP e oferecida a docentes graduados nas diferentes áreas das ciências da natureza e em atividade na Educação Básica de escolas públicas da grande São Paulo. Teve como objetivo a elaboração compartilhada de planos de ensino alinhados aos conceitos centrais do módulo. Para elaboração desses planos, os docentes pensaram projetos para fomentar ações de reconhecimento territorial, sociocultural, econômico e ambiental da comunidade educacional, identificando os principais problemas por elas vivenciados, objetivando o enfrentamento dessas questões, sempre tendo em vista uma articulação com as habilidades da BNCC. Os planos elaborados e avaliados coletivamente explicitaram a importância dos conhecimentos das ciências naturais, especialmente no reconhecimento dos impactos decorrentes da exploração, distribuição e uso dos recursos naturais e energéticos para a saúde e qualidade de vida da população, assim como também evidenciou a importância dos conhecimentos das ciências sociais para compreensão do processo histórico e cultural da formação comunitária e nos saberes não escolares presentes na comunidade, que também contribuem na busca de soluções individuais, coletivas e de controle das políticas públicas. Tais aspectos foram pensados a partir da garantia dos direitos individuais da condição humana, tendo uma educação para os Direitos Humanos como pano de fundo. Foi possível neste trabalho compreender a importância de uma formação escolar integral e humanista, que leve em conta a complexidade dos problemas da comunidade, da integração escola-comunidade para formação da consciência crítica e ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10994_TB2111_05052023174300.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA MEDOLAGO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "AndreiaMedolago" "autor_email" => "andreiamedolago@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96258 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2111 "inscrito_id" => 10994 "titulo" => "A GARANTIA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS COMO CONDIÇÃO HUMANA E SUAS RELAÇÕES COM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "O presente trabalho foi baseado na disciplina Direitos Humanos, Saúde e Qualidade de Vida organizada pela pós-graduação da FASESP e oferecida a docentes graduados nas diferentes áreas das ciências da natureza e em atividade na Educação Básica de escolas públicas da grande São Paulo. Teve como objetivo a elaboração compartilhada de planos de ensino alinhados aos conceitos centrais do módulo. Para elaboração desses planos, os docentes pensaram projetos para fomentar ações de reconhecimento territorial, sociocultural, econômico e ambiental da comunidade educacional, identificando os principais problemas por elas vivenciados, objetivando o enfrentamento dessas questões, sempre tendo em vista uma articulação com as habilidades da BNCC. Os planos elaborados e avaliados coletivamente explicitaram a importância dos conhecimentos das ciências naturais, especialmente no reconhecimento dos impactos decorrentes da exploração, distribuição e uso dos recursos naturais e energéticos para a saúde e qualidade de vida da população, assim como também evidenciou a importância dos conhecimentos das ciências sociais para compreensão do processo histórico e cultural da formação comunitária e nos saberes não escolares presentes na comunidade, que também contribuem na busca de soluções individuais, coletivas e de controle das políticas públicas. Tais aspectos foram pensados a partir da garantia dos direitos individuais da condição humana, tendo uma educação para os Direitos Humanos como pano de fundo. Foi possível neste trabalho compreender a importância de uma formação escolar integral e humanista, que leve em conta a complexidade dos problemas da comunidade, da integração escola-comunidade para formação da consciência crítica e ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10994_TB2111_05052023174300.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA MEDOLAGO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "AndreiaMedolago" "autor_email" => "andreiamedolago@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }