EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COTIDIANO DAS ESCOLAS: TEORIA E PRÁTICA
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O presente estudo justifica-se na importância da inserção da Educação Ambiental no tempo e no espaço das escolas, valorizando o saber prévio e compreendendo o aluno como sujeito ativo dentro da escola e consequentemente na sociedade. Portanto, no presente estudo foi realizada uma revisão bibliográfica, foram selecionados vários artigos publicados, utilizando como fontes de pesquisa o Google acadêmico e Scielo (Scientific Electronic Library Online) com o intuito de mostrar com maior clareza a importância da Educação Ambiental e das práticas educativas voltadas à sensibilização. Desse modo o enfoque desta pesquisa foi relatar a necessidade de enxergar a escola como um espaço social que tem por dever formar cidadãos atuantes, tendo em vista o seu dever de educar os discentes para o pleno exercício da cidadania. É o ambiente ideal para se trabalhar conteúdos, práticas e metodologias adequadas para uma maior consciência e sensibilização. Assim sendo consideramos que a escola tem a capacidade de tornar nossos alunos conscientes e sensibilizados a essa perspectiva, tendo a clareza que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício eles próprios se tornarão educadores ambientais em suas casas e em sua comunidade." 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