USO DE UM JOGO MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98822 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5509 "inscrito_id" => 20213 "titulo" => "USO DE UM JOGO MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo trata-se de uma investigação construída a partir da execução de uma experiência de ensino multidisciplinar englobando conteúdos de física e química. Desenvolveu-se a partir dos estudos teóricos de: Arroio (2006), Correia (2009), Da Cunha (2012), dentre outros. A partir destes aportes tomou-se como objetivo central: entender como os jogos didáticos podem afetar o interesse, a motivação, e a interação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de química e física. Como caminho metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa e como procedimento: a Pesquisa-ação. O local de execução da pesquisa foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano, situado no município de Ouricuri. Desenvolveram-se observações não-participantes seguidas de intervenção através da aplicação de jogo didático de tabuleiro. Mediante a execução dessa pesquisa foi possível notar a eficácia do jogo didático como intervenção no ensino tradicional promovendo uma maior motivação e interesse pelos conteúdos de Química e Física. Do mesmo modo, foi possível observar o foco dos estudantes em responder as perguntas possibilitando uma aula centrada nos conteúdos abordados, além da ampliação das capacidades de cooperação e engajamento por parte da turma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20213_TB5509_20112023233523.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGÉLICA ALVES LEANDRO" "autor_nome_curto" => "Angélica Alves" "autor_email" => "angelica.leandro@aluno.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98822 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5509 "inscrito_id" => 20213 "titulo" => "USO DE UM JOGO MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo trata-se de uma investigação construída a partir da execução de uma experiência de ensino multidisciplinar englobando conteúdos de física e química. Desenvolveu-se a partir dos estudos teóricos de: Arroio (2006), Correia (2009), Da Cunha (2012), dentre outros. A partir destes aportes tomou-se como objetivo central: entender como os jogos didáticos podem afetar o interesse, a motivação, e a interação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de química e física. Como caminho metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa e como procedimento: a Pesquisa-ação. O local de execução da pesquisa foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano, situado no município de Ouricuri. Desenvolveram-se observações não-participantes seguidas de intervenção através da aplicação de jogo didático de tabuleiro. Mediante a execução dessa pesquisa foi possível notar a eficácia do jogo didático como intervenção no ensino tradicional promovendo uma maior motivação e interesse pelos conteúdos de Química e Física. Do mesmo modo, foi possível observar o foco dos estudantes em responder as perguntas possibilitando uma aula centrada nos conteúdos abordados, além da ampliação das capacidades de cooperação e engajamento por parte da turma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20213_TB5509_20112023233523.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGÉLICA ALVES LEANDRO" "autor_nome_curto" => "Angélica Alves" "autor_email" => "angelica.leandro@aluno.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }