A SAÚDE ÚNICA E A PROMOÇÃO DA BIODIVERSIDADE: O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO A FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96412 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2320 "inscrito_id" => 11992 "titulo" => "A SAÚDE ÚNICA E A PROMOÇÃO DA BIODIVERSIDADE: O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO A FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Saúde Única configura-se como uma abordagem integrada que reconhece tanto a interconexão como a indissociabilidade entre a saúde dos seres humanos, os animais e o meio ambiente, visando estabelecer a ideia de que perturbações a uma dessas três esferas podem ocasionar um risco generalizado para o equilíbrio ambiental. Abordar esse tema no âmbito escolar pode colaborar para a promoção do pensamento crítico-reflexivo sobre problemas socioambientais, proporcionando a disseminação de conhecimentos científicos e assim, viabilizar aos estudantes a construção de uma conduta biocêntrica. Nessa perspectiva, como parte do Novo Ensino Médio, as escolas são incumbidas de ofertar disciplinas eletivas criadas para possibilitar o aprofundamento do repertório de conhecimentos dos estudantes; tais diretrizes oportunizaram a criação de uma disciplina eletiva centrada no eixo temático Saúde Única e Qualidade de Vida. Dessa forma, no presente estudo são descritas as experiências obtidas a partir do planejamento, aplicação e resultados de uma Sequência Didática - SD sobre Saúde Única ministrada em uma turma de disciplina eletiva do EM no município de Recife-PE contemplando estudantes do 1º, 2º e 3º ano respectivamente. Para a realização da SD, utilizou-se diferentes metodologias, como a captação de conhecimentos prévios dos alunos com perguntas norteadoras, aula expositiva dialogada e jogo didático, além de palestras provenientes de parcerias com um grupo de extensão e pesquisadores de pós-graduação, todos vinculados à Universidade Federal Rural de Pernambuco, a fim de acrescentar o processo de ensino e de aprendizagem. A cada etapa concluída, observou-se o engajamento ativo e a construção de uma aprendizagem significativa entre os discentes, além de que a sequência confeccionada possibilitou o contato dos alunos com alguns conteúdos fundamentais para a abordagem colaborativa da Saúde Única, proporcionando o desenvolvimento de concepções que valorizam a recuperação do patrimônio ambiental, incentivam a conservação de espécies e a adoção de uma ética ecológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11992_TB2320_10122023233402.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ SÉRGIO HERCULANO GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "herculanosergio.03@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96412 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2320 "inscrito_id" => 11992 "titulo" => "A SAÚDE ÚNICA E A PROMOÇÃO DA BIODIVERSIDADE: O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO A FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Saúde Única configura-se como uma abordagem integrada que reconhece tanto a interconexão como a indissociabilidade entre a saúde dos seres humanos, os animais e o meio ambiente, visando estabelecer a ideia de que perturbações a uma dessas três esferas podem ocasionar um risco generalizado para o equilíbrio ambiental. Abordar esse tema no âmbito escolar pode colaborar para a promoção do pensamento crítico-reflexivo sobre problemas socioambientais, proporcionando a disseminação de conhecimentos científicos e assim, viabilizar aos estudantes a construção de uma conduta biocêntrica. Nessa perspectiva, como parte do Novo Ensino Médio, as escolas são incumbidas de ofertar disciplinas eletivas criadas para possibilitar o aprofundamento do repertório de conhecimentos dos estudantes; tais diretrizes oportunizaram a criação de uma disciplina eletiva centrada no eixo temático Saúde Única e Qualidade de Vida. Dessa forma, no presente estudo são descritas as experiências obtidas a partir do planejamento, aplicação e resultados de uma Sequência Didática - SD sobre Saúde Única ministrada em uma turma de disciplina eletiva do EM no município de Recife-PE contemplando estudantes do 1º, 2º e 3º ano respectivamente. Para a realização da SD, utilizou-se diferentes metodologias, como a captação de conhecimentos prévios dos alunos com perguntas norteadoras, aula expositiva dialogada e jogo didático, além de palestras provenientes de parcerias com um grupo de extensão e pesquisadores de pós-graduação, todos vinculados à Universidade Federal Rural de Pernambuco, a fim de acrescentar o processo de ensino e de aprendizagem. A cada etapa concluída, observou-se o engajamento ativo e a construção de uma aprendizagem significativa entre os discentes, além de que a sequência confeccionada possibilitou o contato dos alunos com alguns conteúdos fundamentais para a abordagem colaborativa da Saúde Única, proporcionando o desenvolvimento de concepções que valorizam a recuperação do patrimônio ambiental, incentivam a conservação de espécies e a adoção de uma ética ecológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11992_TB2320_10122023233402.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ SÉRGIO HERCULANO GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "herculanosergio.03@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }