EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96955 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3062 "inscrito_id" => 15297 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vividas durante a visita acadêmica à Comunidade Boa Vista do Itaboraí, no município de Parintins, no Estado do Amazonas. O relato conta com a colaboração dos acadêmicos e professora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, e é fruto da disciplina Educação do Campo, recém implementada no currículo desta licenciatura. Estão presentes neste trabalho as impressões que existiam antes da visita, a importância da escola na área de várzea para as pessoas que vivem nesse contexto, o relato dos professores sobre como se faz educação em uma escola do campo, como os professores e alunos lidam com as dificuldades presentes no cotidiano da vida escolar, além de demais itens relevantes no que diz respeito a Educação do Campo no contexto da área de várzea. Norteiam este trabalho autores como Antunes-Rocha e Martins (2009), Cunha (1989), Fazenda, (1999), Castel (2005), Silva (2017). O trabalho foi produzido por meio do método qualitativo, onde também realizamos entrevistas com professores e alunos e dessa forma podemos dialogar sobre a temática. O relato foi construído com base nas observações feitas durante a visita, além da produção e aplicação de oficina na escola, rodas de conversa, entrevistas e participação dos comunitários, o que nos possibilitou não somente a produção deste documento de relato, como também a produção de documentário em vídeo, e testemunho de novas experiências voltadas para a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15297_TB3062_16112023125525.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikasouza074@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96955 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3062 "inscrito_id" => 15297 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vividas durante a visita acadêmica à Comunidade Boa Vista do Itaboraí, no município de Parintins, no Estado do Amazonas. O relato conta com a colaboração dos acadêmicos e professora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, e é fruto da disciplina Educação do Campo, recém implementada no currículo desta licenciatura. Estão presentes neste trabalho as impressões que existiam antes da visita, a importância da escola na área de várzea para as pessoas que vivem nesse contexto, o relato dos professores sobre como se faz educação em uma escola do campo, como os professores e alunos lidam com as dificuldades presentes no cotidiano da vida escolar, além de demais itens relevantes no que diz respeito a Educação do Campo no contexto da área de várzea. Norteiam este trabalho autores como Antunes-Rocha e Martins (2009), Cunha (1989), Fazenda, (1999), Castel (2005), Silva (2017). O trabalho foi produzido por meio do método qualitativo, onde também realizamos entrevistas com professores e alunos e dessa forma podemos dialogar sobre a temática. O relato foi construído com base nas observações feitas durante a visita, além da produção e aplicação de oficina na escola, rodas de conversa, entrevistas e participação dos comunitários, o que nos possibilitou não somente a produção deste documento de relato, como também a produção de documentário em vídeo, e testemunho de novas experiências voltadas para a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15297_TB3062_16112023125525.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikasouza074@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }