DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM GESTÃO PÚBLICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99720 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6680 "inscrito_id" => 21701 "titulo" => "DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM GESTÃO PÚBLICA" "resumo" => "A Educação a Distância é uma forma de educação que utiliza suportes tecnológicos digitais e redes como mediadores, podendo ser integrada em sistemas de ensino presenciais, mistos ou totalmente baseada na distância. Além disso, a mediação pedagógica é um elemento essencial, no qual o docente atua como incentivador e motivador da aprendizagem. No entanto, há diversos desafios na implementação dessa prática. Nesse contexto, a prática docente mediadora envolve coordenação dinâmica e descentralização das atividades, sendo responsabilidade do tutor a criação e orientação de atividades didáticas que ajudem os discentes a desenvolver seu processo de aprendizado. O tutor também contribui na coordenação, problematização e estabelecimento de diálogo com os discentes. O objetivo deste relato é descrever a experiência de tutoria como uma prática de mediação pedagógica em cursos de Educação a Distância, destacando os desafios envolvidos. Este estudo descritivo é baseado no relato de experiência de tutoras em um curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, ministrado em um Instituto Federal no ano de 2021. As experiências revelaram a existência de vários desafios na mediação pedagógica, sendo que os mais evidentes na visão dos discentes foram a necessidade de flexibilidade e assiduidade em ambientes virtuais de aprendizagem. Portanto, é crucial compreender esses obstáculos para superá-los, a fim de evitar a evasão nos cursos e facilitar a troca de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21701_TB6680_20062023205350.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA OLIVEIRA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "bomorais@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99720 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6680 "inscrito_id" => 21701 "titulo" => "DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM GESTÃO PÚBLICA" "resumo" => "A Educação a Distância é uma forma de educação que utiliza suportes tecnológicos digitais e redes como mediadores, podendo ser integrada em sistemas de ensino presenciais, mistos ou totalmente baseada na distância. Além disso, a mediação pedagógica é um elemento essencial, no qual o docente atua como incentivador e motivador da aprendizagem. No entanto, há diversos desafios na implementação dessa prática. Nesse contexto, a prática docente mediadora envolve coordenação dinâmica e descentralização das atividades, sendo responsabilidade do tutor a criação e orientação de atividades didáticas que ajudem os discentes a desenvolver seu processo de aprendizado. O tutor também contribui na coordenação, problematização e estabelecimento de diálogo com os discentes. O objetivo deste relato é descrever a experiência de tutoria como uma prática de mediação pedagógica em cursos de Educação a Distância, destacando os desafios envolvidos. Este estudo descritivo é baseado no relato de experiência de tutoras em um curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, ministrado em um Instituto Federal no ano de 2021. As experiências revelaram a existência de vários desafios na mediação pedagógica, sendo que os mais evidentes na visão dos discentes foram a necessidade de flexibilidade e assiduidade em ambientes virtuais de aprendizagem. Portanto, é crucial compreender esses obstáculos para superá-los, a fim de evitar a evasão nos cursos e facilitar a troca de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21701_TB6680_20062023205350.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA OLIVEIRA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "bomorais@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }