A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS DE EXPRESSIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95178 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 708 "inscrito_id" => 10795 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS DE EXPRESSIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR" "resumo" => "Esse trabalho é um estudo no âmbito de um projeto de extensão de um curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública na Bahia. O objetivo é descrever a experiência de um grupo de discentes que realizou uma oficina visando melhorar seus recursos expressivos (recursos verbais, vocais e não verbais), otimizando suas habilidades comunicativas e relações interpessoais. Essas ações vêm sendo sinalizadas como práticas importantes em Fonoaudiologia para a promoção da saúde e da comunicação, tanto para estudantes universitários como para professores e diferentes categorias profissionais, que tem na comunicação uma importante ferramenta de trabalho. O estudo é um relato de experiência de uma oficina teórico-prática realizada por meio de dez encontros entre docente e discentes universitários. Foram abordadas diferentes temáticas: estudos sobre a expressividade em diferentes contextos; auto-observações dos participantes sobre suas habilidades comunicativas, percepções da intencionalidade do discurso e da expressividade na relação com o outro, orientações e práticas visando melhorar a performance comunicativa de cada sujeito. Nos primeiros encontros, houve muitas demandas dos participantes, principalmente, acerca do medo de falar em público, velocidade de fala aumentada e dificuldade de se expressar e ser compreendido pelo interlocutor. Ao longo dos encontros, observou-se o desenvolvimento do jogo interacional entre os participantes, contando e trocando histórias acerca da força da comunicação, num processo de construção mútua, que os levou a um despertar para uma comunicação mais consciente e um maior empoderamento dos discursos e do uso dos recursos expressivos em situações vivenciadas por cada um. Ao final da oficina, relataram estar mais conscientes das suas habilidades comunicativas, apontando a necessidade de continuar a desenvolvê-las e melhorá-las." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10795_TB708_08112023172153.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA FIALHO CRONEMBERGER" "autor_nome_curto" => "FLAVIA FIALHO C" "autor_email" => "flaviafialho68@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95178 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 708 "inscrito_id" => 10795 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS DE EXPRESSIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR" "resumo" => "Esse trabalho é um estudo no âmbito de um projeto de extensão de um curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública na Bahia. O objetivo é descrever a experiência de um grupo de discentes que realizou uma oficina visando melhorar seus recursos expressivos (recursos verbais, vocais e não verbais), otimizando suas habilidades comunicativas e relações interpessoais. Essas ações vêm sendo sinalizadas como práticas importantes em Fonoaudiologia para a promoção da saúde e da comunicação, tanto para estudantes universitários como para professores e diferentes categorias profissionais, que tem na comunicação uma importante ferramenta de trabalho. O estudo é um relato de experiência de uma oficina teórico-prática realizada por meio de dez encontros entre docente e discentes universitários. Foram abordadas diferentes temáticas: estudos sobre a expressividade em diferentes contextos; auto-observações dos participantes sobre suas habilidades comunicativas, percepções da intencionalidade do discurso e da expressividade na relação com o outro, orientações e práticas visando melhorar a performance comunicativa de cada sujeito. Nos primeiros encontros, houve muitas demandas dos participantes, principalmente, acerca do medo de falar em público, velocidade de fala aumentada e dificuldade de se expressar e ser compreendido pelo interlocutor. Ao longo dos encontros, observou-se o desenvolvimento do jogo interacional entre os participantes, contando e trocando histórias acerca da força da comunicação, num processo de construção mútua, que os levou a um despertar para uma comunicação mais consciente e um maior empoderamento dos discursos e do uso dos recursos expressivos em situações vivenciadas por cada um. Ao final da oficina, relataram estar mais conscientes das suas habilidades comunicativas, apontando a necessidade de continuar a desenvolvê-las e melhorá-las." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10795_TB708_08112023172153.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA FIALHO CRONEMBERGER" "autor_nome_curto" => "FLAVIA FIALHO C" "autor_email" => "flaviafialho68@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }