Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS DE EXPRESSIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95178
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 708
    "inscrito_id" => 10795
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS DE EXPRESSIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR"
    "resumo" => "Esse trabalho é um estudo no âmbito de um projeto de extensão de um curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública na Bahia. O objetivo é descrever a experiência de um grupo de discentes que realizou uma oficina visando melhorar seus recursos expressivos (recursos verbais, vocais e não verbais), otimizando suas habilidades comunicativas e relações interpessoais. Essas ações vêm sendo sinalizadas como práticas importantes em Fonoaudiologia para a promoção da saúde e da comunicação, tanto para estudantes universitários como para professores e diferentes categorias profissionais, que tem na comunicação uma importante ferramenta de trabalho. O estudo é um relato de experiência de uma oficina teórico-prática realizada por meio de dez encontros entre docente e discentes universitários. Foram abordadas diferentes temáticas: estudos sobre a expressividade em diferentes contextos; auto-observações dos participantes sobre suas habilidades comunicativas, percepções da intencionalidade do discurso e da expressividade na relação com o outro, orientações e práticas visando melhorar a performance comunicativa de cada sujeito. Nos primeiros encontros, houve muitas demandas dos participantes, principalmente, acerca do medo de falar em público, velocidade de fala aumentada e dificuldade de se expressar e ser compreendido pelo interlocutor. Ao longo dos encontros, observou-se o desenvolvimento do jogo interacional entre os participantes, contando e trocando histórias acerca da força da comunicação, num processo de construção mútua, que os levou a um despertar para uma comunicação mais consciente e um maior empoderamento dos discursos e do uso dos recursos expressivos em situações vivenciadas por cada um. Ao final da oficina, relataram estar mais conscientes das suas habilidades comunicativas, apontando a necessidade de continuar a desenvolvê-las e melhorá-las."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10795_TB708_08112023172153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA FIALHO CRONEMBERGER"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA FIALHO C"
    "autor_email" => "flaviafialho68@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95178
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 708
    "inscrito_id" => 10795
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS DE EXPRESSIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR"
    "resumo" => "Esse trabalho é um estudo no âmbito de um projeto de extensão de um curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública na Bahia. O objetivo é descrever a experiência de um grupo de discentes que realizou uma oficina visando melhorar seus recursos expressivos (recursos verbais, vocais e não verbais), otimizando suas habilidades comunicativas e relações interpessoais. Essas ações vêm sendo sinalizadas como práticas importantes em Fonoaudiologia para a promoção da saúde e da comunicação, tanto para estudantes universitários como para professores e diferentes categorias profissionais, que tem na comunicação uma importante ferramenta de trabalho. O estudo é um relato de experiência de uma oficina teórico-prática realizada por meio de dez encontros entre docente e discentes universitários. Foram abordadas diferentes temáticas: estudos sobre a expressividade em diferentes contextos; auto-observações dos participantes sobre suas habilidades comunicativas, percepções da intencionalidade do discurso e da expressividade na relação com o outro, orientações e práticas visando melhorar a performance comunicativa de cada sujeito. Nos primeiros encontros, houve muitas demandas dos participantes, principalmente, acerca do medo de falar em público, velocidade de fala aumentada e dificuldade de se expressar e ser compreendido pelo interlocutor. Ao longo dos encontros, observou-se o desenvolvimento do jogo interacional entre os participantes, contando e trocando histórias acerca da força da comunicação, num processo de construção mútua, que os levou a um despertar para uma comunicação mais consciente e um maior empoderamento dos discursos e do uso dos recursos expressivos em situações vivenciadas por cada um. Ao final da oficina, relataram estar mais conscientes das suas habilidades comunicativas, apontando a necessidade de continuar a desenvolvê-las e melhorá-las."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10795_TB708_08112023172153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA FIALHO CRONEMBERGER"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA FIALHO C"
    "autor_email" => "flaviafialho68@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse trabalho é um estudo no âmbito de um projeto de extensão de um curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública na Bahia. O objetivo é descrever a experiência de um grupo de discentes que realizou uma oficina visando melhorar seus recursos expressivos (recursos verbais, vocais e não verbais), otimizando suas habilidades comunicativas e relações interpessoais. Essas ações vêm sendo sinalizadas como práticas importantes em Fonoaudiologia para a promoção da saúde e da comunicação, tanto para estudantes universitários como para professores e diferentes categorias profissionais, que tem na comunicação uma importante ferramenta de trabalho. O estudo é um relato de experiência de uma oficina teórico-prática realizada por meio de dez encontros entre docente e discentes universitários. Foram abordadas diferentes temáticas: estudos sobre a expressividade em diferentes contextos; auto-observações dos participantes sobre suas habilidades comunicativas, percepções da intencionalidade do discurso e da expressividade na relação com o outro, orientações e práticas visando melhorar a performance comunicativa de cada sujeito. Nos primeiros encontros, houve muitas demandas dos participantes, principalmente, acerca do medo de falar em público, velocidade de fala aumentada e dificuldade de se expressar e ser compreendido pelo interlocutor. Ao longo dos encontros, observou-se o desenvolvimento do jogo interacional entre os participantes, contando e trocando histórias acerca da força da comunicação, num processo de construção mútua, que os levou a um despertar para uma comunicação mais consciente e um maior empoderamento dos discursos e do uso dos recursos expressivos em situações vivenciadas por cada um. Ao final da oficina, relataram estar mais conscientes das suas habilidades comunicativas, apontando a necessidade de continuar a desenvolvê-las e melhorá-las.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.