A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NA ESCOLA: A IMPLANTAÇÃO DE UM MURO VERDE NO IFRN CAMPUS MACAU
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99546 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6443 "inscrito_id" => 19262 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NA ESCOLA: A IMPLANTAÇÃO DE UM MURO VERDE NO IFRN CAMPUS MACAU" "resumo" => "O diálogo sobre o ambiente a qual estamos inseridos e os cuidados com o mesmo, perpassam por vários âmbitos, desde a família, amigos, professores e outros. Educar nesse sentido é importante desde o princípio formativo do sujeito, a qual tende a garantir uma formação humanística, social e cuidadosa com o meio ambiente. Diante disto, é possível perceber o quanto o ensino ambiental traz consigo uma inquietude quanto a sua preservação. Dentre as formas de diminuir os impactos ambientais, têm-se alternativas viáveis como como exemplo, a utilização de garrafas pets, que podem ser reutilizadas para cultivar pequenos vegetais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. Por isso, este trabalho objetivou desenvolver uma horta vertical de forma a sensibilizar os alunos do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Macau, sobre a importância do cultivo de plantas ornamentais, hortaliças que favoreçam um ambiente preservado, garantindo um bem estar de todos que ali interagem, bem como a utilização de materiais alternativos (reciclados) na confecção do “muro verde”. A atividade foi realizada seguindo alguns pontos, como: localização de uma parede com boa iluminação solar e proximidade a locais de fácil acesso a recursos hídricos. A confecção do muro verde possibilitou a coleta de hortaliças (alface, cheiro verde, salsinha, cebolinha e hortelã), assim como plantas ornamentais, tendo um espaço colorido, aberto aos estudantes, com disponibilidade de água e luz solar para o bom desenvolvimento das mudas e meios de conscientização que podem auxiliar em mais iniciativas como está no campus, demostrando a importância desses locais dentro do ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19262_TB6443_04102023213011.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARFISA HYANCHELLE CORTEZ COSTA" "autor_nome_curto" => "MARFISA" "autor_email" => "marfisa.cortez@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99546 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6443 "inscrito_id" => 19262 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NA ESCOLA: A IMPLANTAÇÃO DE UM MURO VERDE NO IFRN CAMPUS MACAU" "resumo" => "O diálogo sobre o ambiente a qual estamos inseridos e os cuidados com o mesmo, perpassam por vários âmbitos, desde a família, amigos, professores e outros. Educar nesse sentido é importante desde o princípio formativo do sujeito, a qual tende a garantir uma formação humanística, social e cuidadosa com o meio ambiente. Diante disto, é possível perceber o quanto o ensino ambiental traz consigo uma inquietude quanto a sua preservação. Dentre as formas de diminuir os impactos ambientais, têm-se alternativas viáveis como como exemplo, a utilização de garrafas pets, que podem ser reutilizadas para cultivar pequenos vegetais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. Por isso, este trabalho objetivou desenvolver uma horta vertical de forma a sensibilizar os alunos do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Macau, sobre a importância do cultivo de plantas ornamentais, hortaliças que favoreçam um ambiente preservado, garantindo um bem estar de todos que ali interagem, bem como a utilização de materiais alternativos (reciclados) na confecção do “muro verde”. A atividade foi realizada seguindo alguns pontos, como: localização de uma parede com boa iluminação solar e proximidade a locais de fácil acesso a recursos hídricos. A confecção do muro verde possibilitou a coleta de hortaliças (alface, cheiro verde, salsinha, cebolinha e hortelã), assim como plantas ornamentais, tendo um espaço colorido, aberto aos estudantes, com disponibilidade de água e luz solar para o bom desenvolvimento das mudas e meios de conscientização que podem auxiliar em mais iniciativas como está no campus, demostrando a importância desses locais dentro do ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19262_TB6443_04102023213011.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARFISA HYANCHELLE CORTEZ COSTA" "autor_nome_curto" => "MARFISA" "autor_email" => "marfisa.cortez@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }