Este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência de intervenção desenvolvida por um grupo de graduandos como um dos requisitos parciais para conclusão da disciplina “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa”, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade - FAST. A intervenção buscou trabalhar a Leitura para a Construção de Sentido com a turma do 5° ano do Ensino Fundamental numa escola pública do município de Nazaré da Mata - PE. Foram realizados estudos, discussões, debates para que tal ação fosse desenvolvida, levando como ponto de partida as reais necessidades do lócus. A base metodológica adotada é de natureza qualitativa e exploratória, por meio da pesquisa-ação tendo como fundamento os estudos dos autores Koch e Elias (2006), Paulino (2001), Vanda (2008), Bakhtin (2004), Silva (1999) e nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCN (1998). A partir das informações coletadas foi construído um plano de aula para trabalhar a leitura para construção de sentido através do gênero discursivo receita culinária. Pós-intervenção, foram percebidos avanços através da proposta de aula, assim como os alunos conseguiram se apropriar das características discursivas e linguísticas de tal gênero em situações reais de comunicação gerando um aprendizado significativo, prazeroso e eficaz.