CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO: SENTIDO E AFETIVIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95090 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 598 "inscrito_id" => 8607 "titulo" => "CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO: SENTIDO E AFETIVIDADE" "resumo" => "Este estudo objetiva compreender o projeto pedagógico como um documento que envolve o processo de ação-reflexão-ação e favorece a pesquisa, além de exercitar a capacidade de elaboração coletiva. No contexto da prática, reconhece-se o projeto pedagógico como uma importante forma de planejamento participativo, organização do processo de ensino-aprendizagem e projeção de ações futuras no contexto humano-social. Para fundamentar a discussão foi utilizado como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica alicerçada na visão hermenêutica dos estudos propostos por William Heard Kilpatrick (1978) na obra: Educação para uma civilização em mudança; por John Dewey (1979) na obra: Democracia e Educação, bem como em outras produções que dialogam com a temática. O estudo foi construído em duas partes. Na primeira, destaca-se o processo de construção coletiva do projeto pedagógico, através da compreensão das indagações e dilemas que norteiam a caminhada constitutiva na escola. Na segunda parte, foram analisadas as relações entre saberes cotidianos e os saberes escolares, demonstrando os meios pelos quais esses conhecimentos dialogam com o processo formativo do projeto pedagógico. Conclui-se que o processo de construção coletiva do projeto pedagógico traz sentido e afetividade à prática pedagógica, contribuindo para qualificar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, onde o aluno deixa de ser mero receptor de informações, para atuar como participante ativo em meio a construção do saber." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8607_TB598_13112023092450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA ELIZA SEEMANN" "autor_nome_curto" => "Vanessa Eliza S" "autor_email" => "194514@upf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95090 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 598 "inscrito_id" => 8607 "titulo" => "CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO: SENTIDO E AFETIVIDADE" "resumo" => "Este estudo objetiva compreender o projeto pedagógico como um documento que envolve o processo de ação-reflexão-ação e favorece a pesquisa, além de exercitar a capacidade de elaboração coletiva. No contexto da prática, reconhece-se o projeto pedagógico como uma importante forma de planejamento participativo, organização do processo de ensino-aprendizagem e projeção de ações futuras no contexto humano-social. Para fundamentar a discussão foi utilizado como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica alicerçada na visão hermenêutica dos estudos propostos por William Heard Kilpatrick (1978) na obra: Educação para uma civilização em mudança; por John Dewey (1979) na obra: Democracia e Educação, bem como em outras produções que dialogam com a temática. O estudo foi construído em duas partes. Na primeira, destaca-se o processo de construção coletiva do projeto pedagógico, através da compreensão das indagações e dilemas que norteiam a caminhada constitutiva na escola. Na segunda parte, foram analisadas as relações entre saberes cotidianos e os saberes escolares, demonstrando os meios pelos quais esses conhecimentos dialogam com o processo formativo do projeto pedagógico. Conclui-se que o processo de construção coletiva do projeto pedagógico traz sentido e afetividade à prática pedagógica, contribuindo para qualificar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, onde o aluno deixa de ser mero receptor de informações, para atuar como participante ativo em meio a construção do saber." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8607_TB598_13112023092450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA ELIZA SEEMANN" "autor_nome_curto" => "Vanessa Eliza S" "autor_email" => "194514@upf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }