Proporcionar às crianças pequenas o pleno desenvolvimento de suas habilidades requer estímulos e para tal, são necessárias propostas que tenham significado na formação de atitudes na rotina diária. Nesse sentido, é extremamente importante observar todo o conhecimento que as crianças já possuem e apresentar a elas novas possibilidades que despertem interesse e criatividade, promovendo a autonomia e o desenvolvimento integral dos pequenos. A busca por desenvolver nas crianças o interesse por atividades que favoreçam sua autonomia requer do professor da Educação Infantil a participação ativa em momentos de formação que oportunizem a ampliação do conhecimento e valorização de cada criança, compreendendo o meio social e a cultura na qual estão inseridos. Dessa maneira, é preciso que a partir de novos contextos se estabeleçam mudanças nas formas de ensinar e aprender em sala de aula, valorizando e respeitando cada criança e compreendendo de que maneira é possível oportunizar a ela o aprendizado utilizando-se para tal dos conhecimentos prévios que a criança traz consigo e que precisa ser valorizado. Assim, cabe as instituições de Educação Infantil e aos professores que atendem crianças dessa faixa etária a compreensão de como deve se dar a ação docente de maneira que cada criança seja acolhida e respeitada em suas diferenças. Baseado em Pesquisa Bibliográfica e Documental este estudo compõe a pesquisa da dissertação do Mestrado em Educação e foi produzido a fim de compreender em que medida a Formação Continuada de Professores da Educação Infantil pode contribuir para que em sala de aula haja o respeito e que as crianças sejam acolhidas em suas particularidades, valorizando em cada criança sua cultura e vivência social, a fim de evitar a discriminação e o preconceito nas salas de aula da Educação Infantil.