EXPERIÊNCIAS DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96624 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2614 "inscrito_id" => 7276 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo analisar a experiência de orientação pedagógica desenvolvida pelos Docentes Orientadores no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) durante o período pandêmico da COVID-19. O intuito é compreender as estratégias didático-pedagógicas utilizadas em resposta às mudanças impostas pela pandemia. A orientação da prática pedagógica está inserida no âmbito da orientação da ação profissional, caracterizando-se como um processo de auxílio ao professor em formação inicial para que reflita e pense sobre sua prática docente em contexto real, alinhada com os fundamentos teóricos da profissão. O Docente Orientador desempenha o papel de auxiliar o futuro professor a desenvolver competências para exercer sua profissão de forma consciente, responsável e eficaz. No contexto da pandemia, a orientação pedagógica enfrenta novos desafios devido às restrições e adaptações necessárias para o ensino remoto. A pesquisa em questão é qualitativa e utiliza análise documental e entrevistas com os Docentes Orientadores do PRP da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), selecionados através do Edital nº 1/2020 emitido pela CAPES. Os resultados preliminares apontam que a orientação durante a pandemia envolveu uma combinação de fatores pedagógicos, sociais e emocionais, exigindo uma abordagem didática ampla e integrada. As ações midiáticas foram utilizadas como meio de transmitir informações, estabelecer conexões e promover a participação dos estudantes. No entanto, nem sempre foram efetivas para todos os orientadores, uma vez que cada subprojeto apresentou desafios específicos em relação à orientação, que variaram de acordo com as etapas da educação abarcadas pelo subprojeto. Em suma, a pesquisa destaca a importância dos Docentes Orientadores na formação de futuros professores e a necessidade de compreender as estratégias pedagógicas utilizadas durante a pandemia para lidar com os desafios impostos pela crise sanitária." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7276_TB2614_11112023160326.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA SABINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Carol Santos" "autor_email" => "santoscarol0680@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFALMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96624 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2614 "inscrito_id" => 7276 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo analisar a experiência de orientação pedagógica desenvolvida pelos Docentes Orientadores no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) durante o período pandêmico da COVID-19. O intuito é compreender as estratégias didático-pedagógicas utilizadas em resposta às mudanças impostas pela pandemia. A orientação da prática pedagógica está inserida no âmbito da orientação da ação profissional, caracterizando-se como um processo de auxílio ao professor em formação inicial para que reflita e pense sobre sua prática docente em contexto real, alinhada com os fundamentos teóricos da profissão. O Docente Orientador desempenha o papel de auxiliar o futuro professor a desenvolver competências para exercer sua profissão de forma consciente, responsável e eficaz. No contexto da pandemia, a orientação pedagógica enfrenta novos desafios devido às restrições e adaptações necessárias para o ensino remoto. A pesquisa em questão é qualitativa e utiliza análise documental e entrevistas com os Docentes Orientadores do PRP da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), selecionados através do Edital nº 1/2020 emitido pela CAPES. Os resultados preliminares apontam que a orientação durante a pandemia envolveu uma combinação de fatores pedagógicos, sociais e emocionais, exigindo uma abordagem didática ampla e integrada. As ações midiáticas foram utilizadas como meio de transmitir informações, estabelecer conexões e promover a participação dos estudantes. No entanto, nem sempre foram efetivas para todos os orientadores, uma vez que cada subprojeto apresentou desafios específicos em relação à orientação, que variaram de acordo com as etapas da educação abarcadas pelo subprojeto. Em suma, a pesquisa destaca a importância dos Docentes Orientadores na formação de futuros professores e a necessidade de compreender as estratégias pedagógicas utilizadas durante a pandemia para lidar com os desafios impostos pela crise sanitária." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7276_TB2614_11112023160326.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA SABINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Carol Santos" "autor_email" => "santoscarol0680@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFALMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }