REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DO JOVEM NA UNIDADE 1 DO LIVRO DIDÁTICO “INTERAÇÃO”, ADOTADO NA EPT: UMA ANÁLISE CRÍTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98489 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5081 "inscrito_id" => 1896 "titulo" => "REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DO JOVEM NA UNIDADE 1 DO LIVRO DIDÁTICO “INTERAÇÃO”, ADOTADO NA EPT: UMA ANÁLISE CRÍTICA" "resumo" => "Este artigo objetiva analisar criticamente a representação imagética (linguagem não-verbal) do jovem na abertura da unidade 1 do livro didático “Interação” de língua portuguesa adotado para o ensino médio na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O caminho metodológico utiliza-se da Análise de Discurso Crítica (ADC) com foco na Gramática do Design Visual (GDV) para constituir elementos que contribuam para a significação desta representação imagética, não sendo, portanto, necessária a apreciação do Comitê de Ética. O referencial teórico apresenta a perspectiva da metafunção representacional, a partir da semiótica social, priorizando o aspecto multissemiótico, fundamentando a análise realizada neste estudo. Os resultados apresentam uma representação imagética narrativa, do tipo não-transacional, a qual evoca um jovem protagonista que exibe uma ação em liberdade, oportunizando signos e símbolos que se relacionam aos anseios identitários da juventude com o seu “lugar no/de mundo” e que podem compor o acervo discursivo e reflexivo em sala de aula. Consideramos que, a análise desta representação imagética possibilita uma narrativa que coaduna com a proposta intitulada nesta unidade didática (O jovem: identidade e lugar no mundo), oportunizando discussões sobre a temática em sala de aula e evidenciando a importância de se valorizar a apreensão da diversidade de gêneros textuais presentes nos materiais didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1896_TB5081_16112023203813.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WIRON DE ARAÚJO HOLANDA" "autor_nome_curto" => "WIRON" "autor_email" => "wironhol@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98489 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5081 "inscrito_id" => 1896 "titulo" => "REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DO JOVEM NA UNIDADE 1 DO LIVRO DIDÁTICO “INTERAÇÃO”, ADOTADO NA EPT: UMA ANÁLISE CRÍTICA" "resumo" => "Este artigo objetiva analisar criticamente a representação imagética (linguagem não-verbal) do jovem na abertura da unidade 1 do livro didático “Interação” de língua portuguesa adotado para o ensino médio na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O caminho metodológico utiliza-se da Análise de Discurso Crítica (ADC) com foco na Gramática do Design Visual (GDV) para constituir elementos que contribuam para a significação desta representação imagética, não sendo, portanto, necessária a apreciação do Comitê de Ética. O referencial teórico apresenta a perspectiva da metafunção representacional, a partir da semiótica social, priorizando o aspecto multissemiótico, fundamentando a análise realizada neste estudo. Os resultados apresentam uma representação imagética narrativa, do tipo não-transacional, a qual evoca um jovem protagonista que exibe uma ação em liberdade, oportunizando signos e símbolos que se relacionam aos anseios identitários da juventude com o seu “lugar no/de mundo” e que podem compor o acervo discursivo e reflexivo em sala de aula. Consideramos que, a análise desta representação imagética possibilita uma narrativa que coaduna com a proposta intitulada nesta unidade didática (O jovem: identidade e lugar no mundo), oportunizando discussões sobre a temática em sala de aula e evidenciando a importância de se valorizar a apreensão da diversidade de gêneros textuais presentes nos materiais didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1896_TB5081_16112023203813.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WIRON DE ARAÚJO HOLANDA" "autor_nome_curto" => "WIRON" "autor_email" => "wironhol@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }