APRENDENDO NO PARQUE: TRILHAS ECOLÓGICAS COMO AMBIENTES DE ESTUDOS E INTEGRAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94983 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 7814 "titulo" => "APRENDENDO NO PARQUE: TRILHAS ECOLÓGICAS COMO AMBIENTES DE ESTUDOS E INTEGRAÇÃO" "resumo" => "Os Parques Urbanos constituem um capital natural, com grande valor educativo para seus visitantes e para comunidade do entorno. O real significado destas áreas para a sociedade torna-se visível quando os processos educativos nelas desenvolvidos consolidam a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), ancorados na Alfabetização Científica (AC). Uma educação capaz de construir conhecimentos a partir de uma postura crítica e reflexiva sobre a relação da sociedade com a natureza. A partir das atividades pedagógicas no Parque é possível ensinar e aprender conteúdos por meio de visitas orientadas em trilhas ecológicas, interpretativas e integradoras. Este trabalho tem como objetivo promover a AC no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (BICA), da cidade de João Pessoa-PB, por meio de trilhas ecológicas para tratar conteúdos de Ciências e Biologia da educação básica. É uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, a partir da qual os roteiros para as visitas guiadas são elaborados com base na observação participante e estudos bibliográficos. As ações propostas enfatizarão as potencialidades educativas do Parque, buscando associar Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), em associação com atividades lúdicas e experimentais. Busca-se, ainda, construir um pensamento que esteja para além dos termos científicos, levando a ciência para o cotidiano. Espera-se contribuir com a educação ambiental desenvolvida no Parque, com o ensino de Ciências e Biologia na educação básica, desenvolvendo uma formação cidadã dos participantes, colocando-os no centro das atividades e evidenciando uma ciência integralizadora. Desta forma, há uma conexão com a biodiversidade local, além de alinhar-se à cultura e ações mobilizadas no Parque, na perspectiva de inserir a AC em diferentes espaços de educabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7814_TB466_19112023173408.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel_souza-1999@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94983 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 7814 "titulo" => "APRENDENDO NO PARQUE: TRILHAS ECOLÓGICAS COMO AMBIENTES DE ESTUDOS E INTEGRAÇÃO" "resumo" => "Os Parques Urbanos constituem um capital natural, com grande valor educativo para seus visitantes e para comunidade do entorno. O real significado destas áreas para a sociedade torna-se visível quando os processos educativos nelas desenvolvidos consolidam a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), ancorados na Alfabetização Científica (AC). Uma educação capaz de construir conhecimentos a partir de uma postura crítica e reflexiva sobre a relação da sociedade com a natureza. A partir das atividades pedagógicas no Parque é possível ensinar e aprender conteúdos por meio de visitas orientadas em trilhas ecológicas, interpretativas e integradoras. Este trabalho tem como objetivo promover a AC no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (BICA), da cidade de João Pessoa-PB, por meio de trilhas ecológicas para tratar conteúdos de Ciências e Biologia da educação básica. É uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, a partir da qual os roteiros para as visitas guiadas são elaborados com base na observação participante e estudos bibliográficos. As ações propostas enfatizarão as potencialidades educativas do Parque, buscando associar Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), em associação com atividades lúdicas e experimentais. Busca-se, ainda, construir um pensamento que esteja para além dos termos científicos, levando a ciência para o cotidiano. Espera-se contribuir com a educação ambiental desenvolvida no Parque, com o ensino de Ciências e Biologia na educação básica, desenvolvendo uma formação cidadã dos participantes, colocando-os no centro das atividades e evidenciando uma ciência integralizadora. Desta forma, há uma conexão com a biodiversidade local, além de alinhar-se à cultura e ações mobilizadas no Parque, na perspectiva de inserir a AC em diferentes espaços de educabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7814_TB466_19112023173408.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel_souza-1999@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }