POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: O PIBID COMO UMA POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98523 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5120 "inscrito_id" => 13561 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: O PIBID COMO UMA POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e ao Grupo de Pesquisa Elos, ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como forma de atender a demanda referente a formação inicial de professores, foi criada no Brasil, em 2007, como uma das políticas públicas educacionais o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência voltado para estudantes de licenciaturas, professores da Educação Básica e professores do Ensino Superior. Este estudo possui como objetivo apresentar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e seu processo histórico como uma possibilidade na formação inicial de professores. Questiona-se: “Como foi o processo histórico do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência como possibilidade na formação inicial?”. A abordagem deste estudo é de cunho qualitativo, sendo que os instrumentos de produção de dados são a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental em editais do PIBID nos anos de 2007 a 2023. Além dos editais que instituíram o programa, o estudo possui como alguns referenciais teóricos: Aguiar (2009), Akkari (2011), Gatti (2010), Minayo (2012), Freire (1996), Ferragut (2014), Vieira (2007), entre outros. É possível perceber que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, apesar de mudanças no decorrer dos anos em razão do cenário político, econômico e social, ainda é uma possibilidade para estudantes de licenciaturas participarem e qualificarem a sua formação inicial, proporcionando, assim uma aproximação do cotidiano escolar durante a licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13561_TB5120_11122023232541.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELE DOS SANTOS ZWETSCH" "autor_nome_curto" => "ANDRIELE" "autor_email" => "andr_y@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98523 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5120 "inscrito_id" => 13561 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: O PIBID COMO UMA POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e ao Grupo de Pesquisa Elos, ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como forma de atender a demanda referente a formação inicial de professores, foi criada no Brasil, em 2007, como uma das políticas públicas educacionais o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência voltado para estudantes de licenciaturas, professores da Educação Básica e professores do Ensino Superior. Este estudo possui como objetivo apresentar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e seu processo histórico como uma possibilidade na formação inicial de professores. Questiona-se: “Como foi o processo histórico do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência como possibilidade na formação inicial?”. A abordagem deste estudo é de cunho qualitativo, sendo que os instrumentos de produção de dados são a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental em editais do PIBID nos anos de 2007 a 2023. Além dos editais que instituíram o programa, o estudo possui como alguns referenciais teóricos: Aguiar (2009), Akkari (2011), Gatti (2010), Minayo (2012), Freire (1996), Ferragut (2014), Vieira (2007), entre outros. É possível perceber que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, apesar de mudanças no decorrer dos anos em razão do cenário político, econômico e social, ainda é uma possibilidade para estudantes de licenciaturas participarem e qualificarem a sua formação inicial, proporcionando, assim uma aproximação do cotidiano escolar durante a licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13561_TB5120_11122023232541.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELE DOS SANTOS ZWETSCH" "autor_nome_curto" => "ANDRIELE" "autor_email" => "andr_y@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }