Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97588
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3908
    "inscrito_id" => 11559
    "titulo" => "O PROCESSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O artigo aborda uma reflexão de interdependência do acompanhamento da família no desenvolvimento educativo na educação infantil, nesse cenário, visa o aprendizado no âmbito familiar como uma base no ensino. O objetivo deste artigo é refletir sobre a influência da família sobre seus filhos durante o processo educativo no Ensino Infantil. A metodologia assume caráter qualitativo, pois intenciona compreender aspectos subjetivos e sócio-comportamentais, teorizados pela pesquisa bibliográfica que evidencia uma análise aprofundada do conteúdo apoiada em objetos textuais. A nossa pesquisa foi realizada com base em documentos legais que norteiam a Educação Infantil, além de citar autores conceituados no campo pedagógico, dentre outros que também ponderam sobre a importância da intersecção da família no processo de aprendizagem da criança, relacionando com o contexto histórico-cultural do sentimento de infância, bem como, os novos modelos de famílias existentes na contemporaneidade. Trataremos sobre a influência da participação da família no percurso formativo de escolarização da criança e as problemáticas acarretadas pela sua ausência nesse mesmo processo. A escrita exitosa permitiu compreender as especificidades da família e a relação de completude entre família-escola diante da tarefa de desenvolver integralmente a criança para a sua inserção ativa na sociedade, apresentando os grandes desafios presentes na realidade que se mostram como impedimentos para a efetivação da cooperação entre ambos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "658190879caf8_19122023094559.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 09:45:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INAIÁRA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "INAIÁRA"
    "autor_email" => "inaiara.silva@aluno.uece."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97588
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3908
    "inscrito_id" => 11559
    "titulo" => "O PROCESSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O artigo aborda uma reflexão de interdependência do acompanhamento da família no desenvolvimento educativo na educação infantil, nesse cenário, visa o aprendizado no âmbito familiar como uma base no ensino. O objetivo deste artigo é refletir sobre a influência da família sobre seus filhos durante o processo educativo no Ensino Infantil. A metodologia assume caráter qualitativo, pois intenciona compreender aspectos subjetivos e sócio-comportamentais, teorizados pela pesquisa bibliográfica que evidencia uma análise aprofundada do conteúdo apoiada em objetos textuais. A nossa pesquisa foi realizada com base em documentos legais que norteiam a Educação Infantil, além de citar autores conceituados no campo pedagógico, dentre outros que também ponderam sobre a importância da intersecção da família no processo de aprendizagem da criança, relacionando com o contexto histórico-cultural do sentimento de infância, bem como, os novos modelos de famílias existentes na contemporaneidade. Trataremos sobre a influência da participação da família no percurso formativo de escolarização da criança e as problemáticas acarretadas pela sua ausência nesse mesmo processo. A escrita exitosa permitiu compreender as especificidades da família e a relação de completude entre família-escola diante da tarefa de desenvolver integralmente a criança para a sua inserção ativa na sociedade, apresentando os grandes desafios presentes na realidade que se mostram como impedimentos para a efetivação da cooperação entre ambos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "658190879caf8_19122023094559.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 09:45:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INAIÁRA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "INAIÁRA"
    "autor_email" => "inaiara.silva@aluno.uece."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo aborda uma reflexão de interdependência do acompanhamento da família no desenvolvimento educativo na educação infantil, nesse cenário, visa o aprendizado no âmbito familiar como uma base no ensino. O objetivo deste artigo é refletir sobre a influência da família sobre seus filhos durante o processo educativo no Ensino Infantil. A metodologia assume caráter qualitativo, pois intenciona compreender aspectos subjetivos e sócio-comportamentais, teorizados pela pesquisa bibliográfica que evidencia uma análise aprofundada do conteúdo apoiada em objetos textuais. A nossa pesquisa foi realizada com base em documentos legais que norteiam a Educação Infantil, além de citar autores conceituados no campo pedagógico, dentre outros que também ponderam sobre a importância da intersecção da família no processo de aprendizagem da criança, relacionando com o contexto histórico-cultural do sentimento de infância, bem como, os novos modelos de famílias existentes na contemporaneidade. Trataremos sobre a influência da participação da família no percurso formativo de escolarização da criança e as problemáticas acarretadas pela sua ausência nesse mesmo processo. A escrita exitosa permitiu compreender as especificidades da família e a relação de completude entre família-escola diante da tarefa de desenvolver integralmente a criança para a sua inserção ativa na sociedade, apresentando os grandes desafios presentes na realidade que se mostram como impedimentos para a efetivação da cooperação entre ambos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.