LER E "ESCREVER" PARA (SE) CONHECER
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100616 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7994 "inscrito_id" => 7810 "titulo" => "LER E "ESCREVER" PARA (SE) CONHECER" "resumo" => "Essa pesquisa buscou investigar como a leitura e a escrita, ao serem experienciadas de forma prazerosa e reflexiva, podem ser instrumentos que possibilitam o protagonismo dos alunos em sala de aula, de modo que eles possam conhecer a si mesmos e ao mundo de forma crítica e libertadora. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em vários artigos acerca dessas questões, textos esses fundamentais para a análise do objeto de estudo desta pesquisa, a saber, as produções de alunas e alunos do quinto período dos cursos técnicos integrados em Edificações e Saneamento, publicadas nas salas virtuais do Google Classroom no semestre de 2021.1, durante a pandemia da COVID-19. As produções verbais e verbo-visuais foram anali-sadas a partir, principalmente, dos movimentos de constatação, cotejo e transformação. Nelas, foi possível observar não só o posicionamento crítico das alunas e alunos autores que, longe de uma postura passiva, refletiram sobre o momento pandêmico, leram e escreveram (e passaram a conhecer) sobre si e, não menos relevante, sobre o outro. No que se refere aos resultados dessa pesquisa, tal conhecimento pôde ser alcançado por meio da leitura e da escrita que ocuparam papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos, cujas reflexões com/sobre esses instrumentos se deram de forma crítica e dialógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7810_TB7994_02102023174636.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVÂNEA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDVÂNEA SILVA" "autor_email" => "edvaneamaria@recife.ifpe." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100616 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7994 "inscrito_id" => 7810 "titulo" => "LER E "ESCREVER" PARA (SE) CONHECER" "resumo" => "Essa pesquisa buscou investigar como a leitura e a escrita, ao serem experienciadas de forma prazerosa e reflexiva, podem ser instrumentos que possibilitam o protagonismo dos alunos em sala de aula, de modo que eles possam conhecer a si mesmos e ao mundo de forma crítica e libertadora. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em vários artigos acerca dessas questões, textos esses fundamentais para a análise do objeto de estudo desta pesquisa, a saber, as produções de alunas e alunos do quinto período dos cursos técnicos integrados em Edificações e Saneamento, publicadas nas salas virtuais do Google Classroom no semestre de 2021.1, durante a pandemia da COVID-19. As produções verbais e verbo-visuais foram anali-sadas a partir, principalmente, dos movimentos de constatação, cotejo e transformação. Nelas, foi possível observar não só o posicionamento crítico das alunas e alunos autores que, longe de uma postura passiva, refletiram sobre o momento pandêmico, leram e escreveram (e passaram a conhecer) sobre si e, não menos relevante, sobre o outro. No que se refere aos resultados dessa pesquisa, tal conhecimento pôde ser alcançado por meio da leitura e da escrita que ocuparam papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos, cujas reflexões com/sobre esses instrumentos se deram de forma crítica e dialógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7810_TB7994_02102023174636.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVÂNEA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDVÂNEA SILVA" "autor_email" => "edvaneamaria@recife.ifpe." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }