A REALIDADE E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO PIUAÍ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100399 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7595 "inscrito_id" => 7751 "titulo" => "A REALIDADE E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO PIUAÍ" "resumo" => "O objetivo desse artigo é discutir a realidade das escolas das Comunidades Quilombolas no Piauí, tomando como base seus aspectos legais e as condições de funcionamento, destacando a organização dessas escolas no Piauí. A educação nas chamadas escolas quilombolas inclui o conteúdo escolar regular, que é dado para todos os estudantes, mas destaca a explicação da formação dos quilombos, da relação Brasil-África e da mistura da cultura africana coma brasileira. É uma escola igual a qualquer outra, porém diferente neste aspecto do currículo. A escola quilombola é construída com recursos do Programa Brasil Quilombola, do Governo Federal. São espaços pensados para os quilombolas e que em tudo devem lembrar a herança cultural dos quilombos. Perguntamos qual a realidade dessas escolas sob os diferentes aspectos do seu funcionamento? A metodologia foi composta por uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo com dados coletados junto à Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Piauí (Cecoq) nas cerca de 150 comunidades no estado. O referencial teórico foi sustentado nas obras de Almeida (2018), Brasil (2004), Frantz (1979), Ortiz (2005), UNESCO (2013), entre outros autores que tematizam o tema. Nos resultados percebe-se que ainda não se consolidou uma política pública voltada para melhoria de infraestrutura, formação continuada de professores que atuam nas comunidades remanescentes de quilombos, visando à valorização e a afirmação dos valores étnico-raciais na escola e proporcionando instrumentos teóricos e conceituais necessários para compreender e refletir criticamente sobre a educação básica oferecida nas comunidades remanescentes de quilombos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7751_TB7595_04102023213644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMILDO DE CASTRO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ROMILDO" "autor_email" => "araujo_romildo@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100399 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7595 "inscrito_id" => 7751 "titulo" => "A REALIDADE E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO PIUAÍ" "resumo" => "O objetivo desse artigo é discutir a realidade das escolas das Comunidades Quilombolas no Piauí, tomando como base seus aspectos legais e as condições de funcionamento, destacando a organização dessas escolas no Piauí. A educação nas chamadas escolas quilombolas inclui o conteúdo escolar regular, que é dado para todos os estudantes, mas destaca a explicação da formação dos quilombos, da relação Brasil-África e da mistura da cultura africana coma brasileira. É uma escola igual a qualquer outra, porém diferente neste aspecto do currículo. A escola quilombola é construída com recursos do Programa Brasil Quilombola, do Governo Federal. São espaços pensados para os quilombolas e que em tudo devem lembrar a herança cultural dos quilombos. Perguntamos qual a realidade dessas escolas sob os diferentes aspectos do seu funcionamento? A metodologia foi composta por uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo com dados coletados junto à Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Piauí (Cecoq) nas cerca de 150 comunidades no estado. O referencial teórico foi sustentado nas obras de Almeida (2018), Brasil (2004), Frantz (1979), Ortiz (2005), UNESCO (2013), entre outros autores que tematizam o tema. Nos resultados percebe-se que ainda não se consolidou uma política pública voltada para melhoria de infraestrutura, formação continuada de professores que atuam nas comunidades remanescentes de quilombos, visando à valorização e a afirmação dos valores étnico-raciais na escola e proporcionando instrumentos teóricos e conceituais necessários para compreender e refletir criticamente sobre a educação básica oferecida nas comunidades remanescentes de quilombos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7751_TB7595_04102023213644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMILDO DE CASTRO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ROMILDO" "autor_email" => "araujo_romildo@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }