A VIVÊNCIA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PANDÊMICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95522 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1159 "inscrito_id" => 9805 "titulo" => "A VIVÊNCIA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PANDÊMICO" "resumo" => "A sociedade desde os seus primórdios vem desenvolvendo a necessidade básica de se educar. No final do ano de 2019, surge na China o Sars-cov-2, um vírus que ficou conhecido mundialmente pela grande facilidade de transmissão e periculosidade. Em março de 2020 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) pandemia mundial. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) surgiu com a necessidade de fornecer educação e segurança para a comunidade escolar. Em meio a tantas tecnologias, a falta de formação nessa área para professores do ensino básico mostra o despreparo profissional da categoria. Esse artigo tem o objetivo de apresentar como foi a vivência do professor em um contexto pandêmico, quais foram as suas expectativas do aprendizado dos alunos na volta as aulas. A metodologia utilizada foi uma análise bibliográfica sobre o ensino remoto e uma pesquisa qualitativa desenvolvida com professores da Educação Básica e Superior. Foi analisado dados dos professores como sua formação e público para o qual ensina, para com isso, desenvolver uma linha de pensamento sobre suas respostas. Portanto, com a pesquisa realizada concluímos que o ensino remoto foi necessário que o professor se qualificasse e estimulasse o interesse do aluno. A adaptação que os professores tiveram que passar nesse período de pandemia, demonstrou a capacidade existente dos professores se sobressair nessa circunstância e de encontrar caminhos que possibilitou ser trilhados virtualmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6602bf1762e36_26032024092703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-03-26 09:27:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁDRIAN JOSÉ BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁDRIAN" "autor_email" => "adrianborges@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95522 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1159 "inscrito_id" => 9805 "titulo" => "A VIVÊNCIA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PANDÊMICO" "resumo" => "A sociedade desde os seus primórdios vem desenvolvendo a necessidade básica de se educar. No final do ano de 2019, surge na China o Sars-cov-2, um vírus que ficou conhecido mundialmente pela grande facilidade de transmissão e periculosidade. Em março de 2020 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) pandemia mundial. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) surgiu com a necessidade de fornecer educação e segurança para a comunidade escolar. Em meio a tantas tecnologias, a falta de formação nessa área para professores do ensino básico mostra o despreparo profissional da categoria. Esse artigo tem o objetivo de apresentar como foi a vivência do professor em um contexto pandêmico, quais foram as suas expectativas do aprendizado dos alunos na volta as aulas. A metodologia utilizada foi uma análise bibliográfica sobre o ensino remoto e uma pesquisa qualitativa desenvolvida com professores da Educação Básica e Superior. Foi analisado dados dos professores como sua formação e público para o qual ensina, para com isso, desenvolver uma linha de pensamento sobre suas respostas. Portanto, com a pesquisa realizada concluímos que o ensino remoto foi necessário que o professor se qualificasse e estimulasse o interesse do aluno. A adaptação que os professores tiveram que passar nesse período de pandemia, demonstrou a capacidade existente dos professores se sobressair nessa circunstância e de encontrar caminhos que possibilitou ser trilhados virtualmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6602bf1762e36_26032024092703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-03-26 09:27:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁDRIAN JOSÉ BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁDRIAN" "autor_email" => "adrianborges@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }