PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100147 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7250 "inscrito_id" => 21580 "titulo" => "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)" "resumo" => "A Educação Ambiental visa melhorar a relação do homem com o ambiente no qual vivemos, trabalhar este tema com crianças e adolescentes é indispensável, visto que, estes são o futuro de nossa sociedade, neste contexto, é essencial que desenvolvam uma consciência sobre a problemática ambiental. O objetivo do projeto foram desenvolver práticas de educação ambiental e estimular a percepção ambiental nas crianças e adolescentes do CRAS. O público alvo do projeto foram crianças e adolescentes de 7 a 17 anos do SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS. Foram elaboradas práticas relacionadas a Educação Ambiental em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), mais especificamente o CRAS Multirão e João Viana da cidade de Caxias - MA. O projeto foi realizado em etapas: a primeira consistiu na elaboração de uma cartilha cujo tema é Educação Ambiental, posteriormente foram realizados três encontros semanais, onde cada em um foi ministrada uma microaula e uma prática ambiental relacionada ao tema da microaula, seguindo a seguinte sequência: Primeiro encontro: microaula sobre Educação Ambiental e a prática foi o desenho e pinturas relacionados ao ciclo da água feitos pelas crianças em papel A4; Segundo encontro: microaula sobre lixo orgânico e a prática foi a produção de composteiras a partir de garrafas pets; Terceiro encontro: microaula sobre resíduos sólidos e teve como prática a confecção de brinquedos feitos a partir de resíduos sólidos que seriam descartados. No decorrer das atividades realizadas no projeto observou-se que as crianças envolvidas desenvolveram um conhecimento sobre a problemática ambiental e mostraram-se empolgas a participar das práticas, onde ao mesmo tempo em que se divertiam com as práticas realizadas desenvolviam sua percepção ambiental, no que se refere a crianças foi observado que trabalhar assuntos sérios como Educação Ambiental, de uma forma mais atrativa, envolvente e descontraída facilita o aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21580_TB7250_16112023184303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY GUILHERME LIMA CALDAS" "autor_nome_curto" => "WESLLEY" "autor_email" => "wcaldas99@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100147 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7250 "inscrito_id" => 21580 "titulo" => "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)" "resumo" => "A Educação Ambiental visa melhorar a relação do homem com o ambiente no qual vivemos, trabalhar este tema com crianças e adolescentes é indispensável, visto que, estes são o futuro de nossa sociedade, neste contexto, é essencial que desenvolvam uma consciência sobre a problemática ambiental. O objetivo do projeto foram desenvolver práticas de educação ambiental e estimular a percepção ambiental nas crianças e adolescentes do CRAS. O público alvo do projeto foram crianças e adolescentes de 7 a 17 anos do SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS. Foram elaboradas práticas relacionadas a Educação Ambiental em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), mais especificamente o CRAS Multirão e João Viana da cidade de Caxias - MA. O projeto foi realizado em etapas: a primeira consistiu na elaboração de uma cartilha cujo tema é Educação Ambiental, posteriormente foram realizados três encontros semanais, onde cada em um foi ministrada uma microaula e uma prática ambiental relacionada ao tema da microaula, seguindo a seguinte sequência: Primeiro encontro: microaula sobre Educação Ambiental e a prática foi o desenho e pinturas relacionados ao ciclo da água feitos pelas crianças em papel A4; Segundo encontro: microaula sobre lixo orgânico e a prática foi a produção de composteiras a partir de garrafas pets; Terceiro encontro: microaula sobre resíduos sólidos e teve como prática a confecção de brinquedos feitos a partir de resíduos sólidos que seriam descartados. No decorrer das atividades realizadas no projeto observou-se que as crianças envolvidas desenvolveram um conhecimento sobre a problemática ambiental e mostraram-se empolgas a participar das práticas, onde ao mesmo tempo em que se divertiam com as práticas realizadas desenvolviam sua percepção ambiental, no que se refere a crianças foi observado que trabalhar assuntos sérios como Educação Ambiental, de uma forma mais atrativa, envolvente e descontraída facilita o aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21580_TB7250_16112023184303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY GUILHERME LIMA CALDAS" "autor_nome_curto" => "WESLLEY" "autor_email" => "wcaldas99@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }