A VIVÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97666 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4013 "inscrito_id" => 14422 "titulo" => "A VIVÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e analisar a vivência na prática pedagógica da monitoria na disciplina de Didática. A monitoria é uma atividade acadêmica que proporciona a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o curso, além de desenvolver habilidades de ensino e aprendizagem. Neste relato, descreveremos o contexto em que a monitoria foi realizada, as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos. A disciplina de Didática é de fundamental importância para a formação de professores, pois aborda os princípios, métodos e técnicas de ensino, bem como as teorias educacionais. A monitoria na disciplina consistiu em auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, fornecendo suporte nas aulas teóricas, realizando atividades práticas e promovendo discussões sobre os conteúdos abordados. Durante a monitoria, foram desenvolvidas diversas atividades, tais como: 1) elaboração de planos de aula; 2) criação de materiais didáticos; 3) aplicação de atividades em sala de aula. Além disso, foram realizadas sessões de estudo em grupo, onde foram vivenciadas interações com os alunos, afim de esclarecer dúvidas, discutir conceitos e compartilhar experiências. Os resultados obtidos com a monitoria foram bastante satisfatórios percebeu-se que os estudantes demonstraram maior engajamento nas aulas, maior compreensão dos conteúdos e melhoria no desempenho acadêmico. Além do mais, a monitoria proporcionou uma experiência enriquecedora para o monitor, permitindo o aprimoramento de habilidades de comunicação, liderança e organização. Diante disso, concluímos que a vivência na prática pedagógica da monitoria na disciplina de Didática foi extremamente proveitosa tanto para os estudantes quanto para o monitor. Através dessa experiência, foi possível aprofundar os conhecimentos teóricos, desenvolver habilidades práticas e contribuir de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem contínua. Recomenda-se a continuidade e expansão desse tipo de atividade, visando a melhoria da qualidade da formação de professores e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficientes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14422_TB4013_27102023072124.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE FARIAS CABRAL BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "liliane.borges@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97666 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4013 "inscrito_id" => 14422 "titulo" => "A VIVÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e analisar a vivência na prática pedagógica da monitoria na disciplina de Didática. A monitoria é uma atividade acadêmica que proporciona a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o curso, além de desenvolver habilidades de ensino e aprendizagem. Neste relato, descreveremos o contexto em que a monitoria foi realizada, as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos. A disciplina de Didática é de fundamental importância para a formação de professores, pois aborda os princípios, métodos e técnicas de ensino, bem como as teorias educacionais. A monitoria na disciplina consistiu em auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, fornecendo suporte nas aulas teóricas, realizando atividades práticas e promovendo discussões sobre os conteúdos abordados. Durante a monitoria, foram desenvolvidas diversas atividades, tais como: 1) elaboração de planos de aula; 2) criação de materiais didáticos; 3) aplicação de atividades em sala de aula. Além disso, foram realizadas sessões de estudo em grupo, onde foram vivenciadas interações com os alunos, afim de esclarecer dúvidas, discutir conceitos e compartilhar experiências. Os resultados obtidos com a monitoria foram bastante satisfatórios percebeu-se que os estudantes demonstraram maior engajamento nas aulas, maior compreensão dos conteúdos e melhoria no desempenho acadêmico. Além do mais, a monitoria proporcionou uma experiência enriquecedora para o monitor, permitindo o aprimoramento de habilidades de comunicação, liderança e organização. Diante disso, concluímos que a vivência na prática pedagógica da monitoria na disciplina de Didática foi extremamente proveitosa tanto para os estudantes quanto para o monitor. Através dessa experiência, foi possível aprofundar os conhecimentos teóricos, desenvolver habilidades práticas e contribuir de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem contínua. Recomenda-se a continuidade e expansão desse tipo de atividade, visando a melhoria da qualidade da formação de professores e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficientes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14422_TB4013_27102023072124.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE FARIAS CABRAL BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "liliane.borges@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }