ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIALÉTICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA EXPERENCIADO DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97476 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3765 "inscrito_id" => 11253 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIALÉTICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA EXPERENCIADO DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "No presente ensaio, propomos uma reflexão sobre a prática de estagio supervisionado em regência de sala com os discentes do Curso de letras nas salas de ensino Médio. O referido trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do estágio supervisionado para os discentes do curso de letras que se encontram em processo de formação docente. Nossa pesquisa está classificada numa abordagem bibliográfica e qualitativa; refletimos sobre estratégias metodológicas inovadoras utilizadas pelos futuros professores nos diferentes espaços educacionais. Nossas reflexões estão fundamentadas nos autores: Andréa Gomes Fonseca da Silva(2014), Selma Garrido Pimenta(2008), Maria Socorro Lucena Lima(2012). Acompanhamos um total de vinte dois alunos, estagiários do Curso de Letras – LE que objetivava cumprir uma carga horária de dez horas de observação em sala e dez horas de regência, requisito básico de toda a carga horária da disciplina de estágio supervisionado no curso de Letras em um Pólo acadêmico localizado no interior do estado do Ceará. Compreendemos que a disciplina de estágio supervisionado é o elo de integração existente entre teoria e prática que busca a formação de profissionais do magistério em sua plenitude; portanto, nossa intencionalidade foi trabalhar a disciplina de estágio supervisionado procurando conscientizar os formandos de sua importância para seu processo de formação enquanto futuros profissionais do mundo da docência. Acreditamos que a reflexão sobre a experiência de estágio supervisionado na formação docente abordada neste artigo contribuirá de forma significativa a todos os profissionais que adotarão o magistério como profissão, pois, esta é uma dimensão dialética onde o estágio supervisionado nos oportuniza a vivenciar na prática o verdadeiro significado da docência e seus entraves por meio das vivências de sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11253_TB3765_23092023215017.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON RODRIGUES CHAVES" "autor_nome_curto" => "EDMILSON" "autor_email" => "edmilsonchavespedagogo@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97476 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3765 "inscrito_id" => 11253 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIALÉTICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA EXPERENCIADO DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "No presente ensaio, propomos uma reflexão sobre a prática de estagio supervisionado em regência de sala com os discentes do Curso de letras nas salas de ensino Médio. O referido trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do estágio supervisionado para os discentes do curso de letras que se encontram em processo de formação docente. Nossa pesquisa está classificada numa abordagem bibliográfica e qualitativa; refletimos sobre estratégias metodológicas inovadoras utilizadas pelos futuros professores nos diferentes espaços educacionais. Nossas reflexões estão fundamentadas nos autores: Andréa Gomes Fonseca da Silva(2014), Selma Garrido Pimenta(2008), Maria Socorro Lucena Lima(2012). Acompanhamos um total de vinte dois alunos, estagiários do Curso de Letras – LE que objetivava cumprir uma carga horária de dez horas de observação em sala e dez horas de regência, requisito básico de toda a carga horária da disciplina de estágio supervisionado no curso de Letras em um Pólo acadêmico localizado no interior do estado do Ceará. Compreendemos que a disciplina de estágio supervisionado é o elo de integração existente entre teoria e prática que busca a formação de profissionais do magistério em sua plenitude; portanto, nossa intencionalidade foi trabalhar a disciplina de estágio supervisionado procurando conscientizar os formandos de sua importância para seu processo de formação enquanto futuros profissionais do mundo da docência. Acreditamos que a reflexão sobre a experiência de estágio supervisionado na formação docente abordada neste artigo contribuirá de forma significativa a todos os profissionais que adotarão o magistério como profissão, pois, esta é uma dimensão dialética onde o estágio supervisionado nos oportuniza a vivenciar na prática o verdadeiro significado da docência e seus entraves por meio das vivências de sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11253_TB3765_23092023215017.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON RODRIGUES CHAVES" "autor_nome_curto" => "EDMILSON" "autor_email" => "edmilsonchavespedagogo@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }