Neste texto temos por objetivo propor reflexões acerca da formação inicial de professores de Matemática, tendo em vista o(s) resultado(s) obtidos no Programa de Residência Educacional – RE da Faculdade SESI de Educação – FASESP-SP. Este programa sugere que a atuação do discente dos cursos de licenciatura, ocorra em escolas de referência de Educação Básica, desde o primeiro semestre do curso. Tal ação acontece por meio de parcerias entre a FASESP, escolas da rede SESI e instituições públicas no Estado. Tendo a participação do professor orientador de residência, o programa é estruturado com reflexões sobre a prática docente e o desenvolvimento profissional dos futuros professores na ação educativa por meio de discussões, planejamentos, preparações, análises e sistematizações das atividades desenvolvidas nas escolas. Ao proporcionar uma vivência do licenciando no ambiente de sala de aula desde o primeiro semestre do curso de graduação, a RE auxilia o estudante a atuar ativamente em diversas ações dentro do espaço escolar. É uma etapa fundamental para a formação do futuro docente, pois permite a aprendizagem do exercício profissional em espaços investigativos e crítico, em situação real, sendo acompanhada por um educador de referência, o qual cria condições para que o residente desenvolva competências próprias do papel docente. Nessa perspectiva, justificamos a relevância da RE, estruturando o referencial teórico/metodológico nas proposições de Tardif (2014) e Freire (2014), ao discorrem olhares à prática educativa, que exige reflexão e diálogo, destacando que ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Nossa proposta é trazer os resultados das experiências de estudantes que concluíram suas graduações e hoje atuam como docentes na rede SESI de Educação em São Paulo, além de serem receptores de novos residentes. Em nossa análise traremos uma avaliação de como a RE influenciou os processos de ensino e aprendizagem.