Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O CASO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EDUCACIONAL DA FASESP

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste texto temos por objetivo propor reflexões acerca da formação inicial de professores de Matemática, tendo em vista o(s) resultado(s) obtidos no Programa de Residência Educacional – RE da Faculdade SESI de Educação – FASESP-SP. Este programa sugere que a atuação do discente dos cursos de licenciatura, ocorra em escolas de referência de Educação Básica, desde o primeiro semestre do curso. Tal ação acontece por meio de parcerias entre a FASESP, escolas da rede SESI e instituições públicas no Estado. Tendo a participação do professor orientador de residência, o programa é estruturado com reflexões sobre a prática docente e o desenvolvimento profissional dos futuros professores na ação educativa por meio de discussões, planejamentos, preparações, análises e sistematizações das atividades desenvolvidas nas escolas. Ao proporcionar uma vivência do licenciando no ambiente de sala de aula desde o primeiro semestre do curso de graduação, a RE auxilia o estudante a atuar ativamente em diversas ações dentro do espaço escolar. É uma etapa fundamental para a formação do futuro docente, pois permite a aprendizagem do exercício profissional em espaços investigativos e crítico, em situação real, sendo acompanhada por um educador de referência, o qual cria condições para que o residente desenvolva competências próprias do papel docente. Nessa perspectiva, justificamos a relevância da RE, estruturando o referencial teórico/metodológico nas proposições de Tardif (2014) e Freire (2014), ao discorrem olhares à prática educativa, que exige reflexão e diálogo, destacando que ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Nossa proposta é trazer os resultados das experiências de estudantes que concluíram suas graduações e hoje atuam como docentes na rede SESI de Educação em São Paulo, além de serem receptores de novos residentes. Em nossa análise traremos uma avaliação de como a RE influenciou os processos de ensino e aprendizagem.

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