INTERFACE ENTRE PAULO FREIRE E A PESQUISA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO GRUPO DE ESTUDOS FORMAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95449 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1061 "inscrito_id" => 2371 "titulo" => "INTERFACE ENTRE PAULO FREIRE E A PESQUISA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO GRUPO DE ESTUDOS FORMAÇÃO" "resumo" => "O artigo se relaciona às experiências de formação docente na perspectiva colaborativa desenvolvidas pelo grupo de pesquisa FORMAÇÃO – Formação Continuada em Colaboração, vinculado à Universidade Federal Rural do Semiárido/UFERSA. As ações ascendem a formação de professores fundada na relação com a práxis, contextualizada e dialógica, que articula saberes científicos, pedagógicos e da experiência. Embasadas pelo referencial Colaborativo Reflexivo (Ibiapina, 2008) e da Pedagogia Freiriana, lançamo-nos ao desafio de elaborar tessituras com os conceitos de ensino colaborativo e inédito viável, almejando o fortalecimento do processo de ruptura com a “educação bancária”. Sustentadas pelo aporte teórico Freire (2017), privilegiamos narrativas abrindo espaço às experiências vividas registradas em diário de bordo a partir da escuta sensível dos colaboradores do grupo ao longo da formação colaborativa em sessões reflexivas. A análise dos dados destaca os vínculos que se entretecem entre a compreensão do ensino colaborativo com o inédito viável e, assim, apreender e problematizar seus sentidos, bem como enfatizar suas potencialidades no contexto da formação docente. Os resultados apontam que precisamos avançar na formação inicial e continuada na perspectiva colaborativa, pautada pela dialogicidade e pela valorização dos professores como sujeitos produtores de conhecimento, com o propósito de contribuir para uma outra prática de formação de professores que supere a tradicional forma na qual é a universidade que detém o conhecimento sobre a forma e o conteúdo desta formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2371_TB1061_15112023110426.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GHISLENY DE PAIVA BRASIL" "autor_nome_curto" => "GHISLENY" "autor_email" => "maria.ghisleny@ufersa.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95449 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1061 "inscrito_id" => 2371 "titulo" => "INTERFACE ENTRE PAULO FREIRE E A PESQUISA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO GRUPO DE ESTUDOS FORMAÇÃO" "resumo" => "O artigo se relaciona às experiências de formação docente na perspectiva colaborativa desenvolvidas pelo grupo de pesquisa FORMAÇÃO – Formação Continuada em Colaboração, vinculado à Universidade Federal Rural do Semiárido/UFERSA. As ações ascendem a formação de professores fundada na relação com a práxis, contextualizada e dialógica, que articula saberes científicos, pedagógicos e da experiência. Embasadas pelo referencial Colaborativo Reflexivo (Ibiapina, 2008) e da Pedagogia Freiriana, lançamo-nos ao desafio de elaborar tessituras com os conceitos de ensino colaborativo e inédito viável, almejando o fortalecimento do processo de ruptura com a “educação bancária”. Sustentadas pelo aporte teórico Freire (2017), privilegiamos narrativas abrindo espaço às experiências vividas registradas em diário de bordo a partir da escuta sensível dos colaboradores do grupo ao longo da formação colaborativa em sessões reflexivas. A análise dos dados destaca os vínculos que se entretecem entre a compreensão do ensino colaborativo com o inédito viável e, assim, apreender e problematizar seus sentidos, bem como enfatizar suas potencialidades no contexto da formação docente. Os resultados apontam que precisamos avançar na formação inicial e continuada na perspectiva colaborativa, pautada pela dialogicidade e pela valorização dos professores como sujeitos produtores de conhecimento, com o propósito de contribuir para uma outra prática de formação de professores que supere a tradicional forma na qual é a universidade que detém o conhecimento sobre a forma e o conteúdo desta formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2371_TB1061_15112023110426.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GHISLENY DE PAIVA BRASIL" "autor_nome_curto" => "GHISLENY" "autor_email" => "maria.ghisleny@ufersa.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }