O artigo se relaciona às experiências de formação docente na perspectiva colaborativa desenvolvidas pelo grupo de pesquisa FORMAÇÃO – Formação Continuada em Colaboração, vinculado à Universidade Federal Rural do Semiárido/UFERSA. As ações ascendem a formação de professores fundada na relação com a práxis, contextualizada e dialógica, que articula saberes científicos, pedagógicos e da experiência. Embasadas pelo referencial Colaborativo Reflexivo (Ibiapina, 2008) e da Pedagogia Freiriana, lançamo-nos ao desafio de elaborar tessituras com os conceitos de ensino colaborativo e inédito viável, almejando o fortalecimento do processo de ruptura com a “educação bancária”. Sustentadas pelo aporte teórico Freire (2017), privilegiamos narrativas abrindo espaço às experiências vividas registradas em diário de bordo a partir da escuta sensível dos colaboradores do grupo ao longo da formação colaborativa em sessões reflexivas. A análise dos dados destaca os vínculos que se entretecem entre a compreensão do ensino colaborativo com o inédito viável e, assim, apreender e problematizar seus sentidos, bem como enfatizar suas potencialidades no contexto da formação docente. Os resultados apontam que precisamos avançar na formação inicial e continuada na perspectiva colaborativa, pautada pela dialogicidade e pela valorização dos professores como sujeitos produtores de conhecimento, com o propósito de contribuir para uma outra prática de formação de professores que supere a tradicional forma na qual é a universidade que detém o conhecimento sobre a forma e o conteúdo desta formação.