A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL VOLTADA A EDUCAÇÃO EM VALORES POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95284 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 842 "inscrito_id" => 9005 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL VOLTADA A EDUCAÇÃO EM VALORES POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo, de natureza qualitativa, tem o objetivo de compartilhar uma experiência que está em andamento no que se refere a formação continuada de educadores da Educação Infantil visando o trabalho com sequências didáticas, para se abordar a Educação em Valores. Em tempos de ataques a escolas, acreditamos que o trabalho com valores sociomorais já na Educação Infantil, pode contribuir para a formação de sujeitos autônomos morais, não submissos e obedientes acríticos. Para tanto, consideramos necessário investir na formação continuada de professores desse segmento, pois acreditamos em uma educação moral advinda da construção de um ambiente cujas práticas visem a construção de valores que conduzam e influenciem cada um dos alunos que o frequentam. Escolhemos o valor respeito para ser trabalhado inicialmente, através da construção de sequências didáticas, que se constituem como uma forma organizada sequencialmente para desenvolver saberes, estimular a reflexão e propiciar condições para que as crianças construam seus valores morais ou a sua moralidade. Não entendemos a educação moral unicamente como um processo individual de desenvolvimento e, tampouco, acreditamos que tal temática deva ser uma disciplina isolada no currículo. Precisamos de ações conjuntas e de trabalhos que envolvam todas as disciplinas e agentes escolares. O que reforça e fundamenta a formação que está sendo realizada e aqui descrita. Temos realizado encontros mensais com 40 educadores, em média, e como resultados parciais temos percebido a falta de estudos na área, a crença de que educar em valores é apenas papel da família, mas vemos uma preocupação da gestão escolar em mudar essa perspectiva e da nossa parte, enquanto, pesquisadoras da área o empenho em contribuir para modificar esse cenário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9005_TB842_12112023155227.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA CAROLINE MIGUEL" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "priscilacarolinemiguel@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95284 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 842 "inscrito_id" => 9005 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL VOLTADA A EDUCAÇÃO EM VALORES POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo, de natureza qualitativa, tem o objetivo de compartilhar uma experiência que está em andamento no que se refere a formação continuada de educadores da Educação Infantil visando o trabalho com sequências didáticas, para se abordar a Educação em Valores. Em tempos de ataques a escolas, acreditamos que o trabalho com valores sociomorais já na Educação Infantil, pode contribuir para a formação de sujeitos autônomos morais, não submissos e obedientes acríticos. Para tanto, consideramos necessário investir na formação continuada de professores desse segmento, pois acreditamos em uma educação moral advinda da construção de um ambiente cujas práticas visem a construção de valores que conduzam e influenciem cada um dos alunos que o frequentam. Escolhemos o valor respeito para ser trabalhado inicialmente, através da construção de sequências didáticas, que se constituem como uma forma organizada sequencialmente para desenvolver saberes, estimular a reflexão e propiciar condições para que as crianças construam seus valores morais ou a sua moralidade. Não entendemos a educação moral unicamente como um processo individual de desenvolvimento e, tampouco, acreditamos que tal temática deva ser uma disciplina isolada no currículo. Precisamos de ações conjuntas e de trabalhos que envolvam todas as disciplinas e agentes escolares. O que reforça e fundamenta a formação que está sendo realizada e aqui descrita. Temos realizado encontros mensais com 40 educadores, em média, e como resultados parciais temos percebido a falta de estudos na área, a crença de que educar em valores é apenas papel da família, mas vemos uma preocupação da gestão escolar em mudar essa perspectiva e da nossa parte, enquanto, pesquisadoras da área o empenho em contribuir para modificar esse cenário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9005_TB842_12112023155227.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA CAROLINE MIGUEL" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "priscilacarolinemiguel@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }