CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID BIOLOGIA DA UESPI, PARNAÍBA, PI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97775 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4173 "inscrito_id" => 15887 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID BIOLOGIA DA UESPI, PARNAÍBA, PI" "resumo" => "A vivência do ambiente escolar ainda durante a formação do licenciando fortalece e enriquece o aprendizado dos futuros professores. O PIBID tem ênfase nas práticas e inserção dos acadêmicos no contexto real, que é a sala de aula, e incentiva o aperfeiçoamento dos discentes em sua formação. Um dos grandes desafios para as universidades é oferecer aos seus alunos as condições necessárias para que eles, dentro da sua área de atuação, construam os conceitos científicos que serão primordiais para sua formação. O objetivo deste trabalho foi inventariar as atividades realizadas pelo PIBID Biologia ao longo dos seus dez anos e com isso verificar a importância deste projeto para formação dos alunos do curso de Biologia da UESPI - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba, PI. Para realização deste trabalho foram analisados os relatórios que os bolsistas tinham que apresentar ao final de cada semestre. Após a análise, foram listadas vinte atividades diferentes realizadas por eles ao longo dos dez anos de projeto. Verificou-se, dentre as atividades realizadas, que algumas ocorreram em todos os editais, outras não. As várias ações realizadas podem ser identificadas como atividades de formação e planejamento, algumas destas ações eram exclusivas dos pibidianos com a coordenação e supervisão. Outras ações eram de divulgação, como a criação da página do programa nas redes sociais, sob responsabilidade dos pibidianos. As demais ações foram aulas práticas, monitorias, feiras, gincanas, etc, elaboradas e aplicadas pelos bolsistas. As atividades avaliadas foram realizadas de forma proporcional de acordo com a necessidade de cada escola possibilitando maior vínculo entre a universidade e o ambiente escolar. Com base na análise dos resultados pode-se inferir que o Programa atingiu seus objetivos influenciando positivamente na formação dos futuros professores do curso de Ciências Biológicas de Parnaíba, PI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15887_TB4173_14062023104147.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISSANDRA CORRÊA FERNANDES GÓES" "autor_nome_curto" => "LISSANDRA" "autor_email" => "lissandracorrea@phb.uespi" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97775 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4173 "inscrito_id" => 15887 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID BIOLOGIA DA UESPI, PARNAÍBA, PI" "resumo" => "A vivência do ambiente escolar ainda durante a formação do licenciando fortalece e enriquece o aprendizado dos futuros professores. O PIBID tem ênfase nas práticas e inserção dos acadêmicos no contexto real, que é a sala de aula, e incentiva o aperfeiçoamento dos discentes em sua formação. Um dos grandes desafios para as universidades é oferecer aos seus alunos as condições necessárias para que eles, dentro da sua área de atuação, construam os conceitos científicos que serão primordiais para sua formação. O objetivo deste trabalho foi inventariar as atividades realizadas pelo PIBID Biologia ao longo dos seus dez anos e com isso verificar a importância deste projeto para formação dos alunos do curso de Biologia da UESPI - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba, PI. Para realização deste trabalho foram analisados os relatórios que os bolsistas tinham que apresentar ao final de cada semestre. Após a análise, foram listadas vinte atividades diferentes realizadas por eles ao longo dos dez anos de projeto. Verificou-se, dentre as atividades realizadas, que algumas ocorreram em todos os editais, outras não. As várias ações realizadas podem ser identificadas como atividades de formação e planejamento, algumas destas ações eram exclusivas dos pibidianos com a coordenação e supervisão. Outras ações eram de divulgação, como a criação da página do programa nas redes sociais, sob responsabilidade dos pibidianos. As demais ações foram aulas práticas, monitorias, feiras, gincanas, etc, elaboradas e aplicadas pelos bolsistas. As atividades avaliadas foram realizadas de forma proporcional de acordo com a necessidade de cada escola possibilitando maior vínculo entre a universidade e o ambiente escolar. Com base na análise dos resultados pode-se inferir que o Programa atingiu seus objetivos influenciando positivamente na formação dos futuros professores do curso de Ciências Biológicas de Parnaíba, PI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15887_TB4173_14062023104147.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISSANDRA CORRÊA FERNANDES GÓES" "autor_nome_curto" => "LISSANDRA" "autor_email" => "lissandracorrea@phb.uespi" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }