FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENSO DE MEDIDAS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95275 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 831 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENSO DE MEDIDAS." "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos do senso de medida necessários para a formação de professores de Educação Infantil. A importância desse assunto está relacionada a necessidade de medir fazer parte da história da humanidade, principalmente nos tempos de hoje com os avanços tecnológicos. Por isso, a construção dos conceitos e habilidades dessa área, não podem ser deixadas a um segundo plano. O tema é parte da formação de professores que atuam na Educação Infantil e de inquietações que nos movem para inserção do tema no processo formação continuada em uma rede municipal do interior do Estado de São Paulo. Ressalta-se que a prática do ensino de medida na Educação Infantil, no âmbito da construção dos conceitos é desenvolvida predominantemente por meio de tarefas que levam à medição de comprimento do próprio corpo e parte dele em diferentes situações, no entanto, quando os professores são questionados sobre a intencionalidade desta atividade para o aprendizado de medição pela criança, verifica-se que compreendem a medida apenas como comparação de atributos de mesma natureza, contudo não identificam outros aspectos envolvidos na medição como a verificação de quantas vezes a unidade de medida cabe na grandeza que se mede, e a atribuição de um valor numérico ao resultado dessa medição. A proposta de formação foi organizada a partir de estudos bibliográficos com atividades práticas. O resultado do trabalho, evidenciou a complexidade do déficit de conhecimento matemático da maioria dos professores. Para que desenvolvam os conhecimentos e habilidades matemáticas relacionadas ao Senso de Medidas no âmbito da Educação Infantil, a formação trará base para futuras aprendizagem das crianças. Palavras-chave: Formação de Professores, Conhecimento Geométrico, Senso de Medidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID635_TB831_28042023161314.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA TOGNETE" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcia.cristina@educacaos" "autor_ies" => "CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUNICIPAIS DE SUMARÉ SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95275 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 831 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENSO DE MEDIDAS." "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos do senso de medida necessários para a formação de professores de Educação Infantil. A importância desse assunto está relacionada a necessidade de medir fazer parte da história da humanidade, principalmente nos tempos de hoje com os avanços tecnológicos. Por isso, a construção dos conceitos e habilidades dessa área, não podem ser deixadas a um segundo plano. O tema é parte da formação de professores que atuam na Educação Infantil e de inquietações que nos movem para inserção do tema no processo formação continuada em uma rede municipal do interior do Estado de São Paulo. Ressalta-se que a prática do ensino de medida na Educação Infantil, no âmbito da construção dos conceitos é desenvolvida predominantemente por meio de tarefas que levam à medição de comprimento do próprio corpo e parte dele em diferentes situações, no entanto, quando os professores são questionados sobre a intencionalidade desta atividade para o aprendizado de medição pela criança, verifica-se que compreendem a medida apenas como comparação de atributos de mesma natureza, contudo não identificam outros aspectos envolvidos na medição como a verificação de quantas vezes a unidade de medida cabe na grandeza que se mede, e a atribuição de um valor numérico ao resultado dessa medição. A proposta de formação foi organizada a partir de estudos bibliográficos com atividades práticas. O resultado do trabalho, evidenciou a complexidade do déficit de conhecimento matemático da maioria dos professores. Para que desenvolvam os conhecimentos e habilidades matemáticas relacionadas ao Senso de Medidas no âmbito da Educação Infantil, a formação trará base para futuras aprendizagem das crianças. Palavras-chave: Formação de Professores, Conhecimento Geométrico, Senso de Medidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID635_TB831_28042023161314.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA TOGNETE" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcia.cristina@educacaos" "autor_ies" => "CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUNICIPAIS DE SUMARÉ SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }