ESTUDO DE CASOS NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA ÁGUA DESSALINIZADA COM ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO NO CARIRI PARAIBANO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100895 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8492 "inscrito_id" => 25083 "titulo" => "ESTUDO DE CASOS NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA ÁGUA DESSALINIZADA COM ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO NO CARIRI PARAIBANO" "resumo" => "Este trabalho consiste na aplicação de uma sequência didática (SD) baseada no método estudo de casos, sendo este uma variante da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) a partir de um problema real. O objetivo do trabalho é analisar quais as contribuições de um estudo de casos acerca da temática água dessalinizada em uma turma do 2° ano do Ensino Médio em uma escola estadual no Cariri Paraibano. O principal referencial teórico utilizado foi a obra, Estudo de Casos no Ensino de Química, Sá e Queiroz (2010). O estudo se deu numa perspectiva metodológica de abordagem qualitativa, sendo considerada uma pesquisa exploratória. Foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados: um questionário de concepções prévias (antes da aplicação da SD), painéis criados no Padlet contendo as informações coletadas e selecionadas pelos alunos como sendo essenciais a resolução do caso (durante a aplicação da SD), um questionário final e um questionário de avaliação do método estudo de casos (após a aplicação da SD). No questionário de avaliação, os alunos puderam realizar uma avaliação do método estudo de casos. Os resultados apresentados mostram que o método estudo de casos auxiliou os alunos na aprendizagem conceitual dos conteúdos químicos soluções e propriedades coligativas e no desenvolvimento de várias habilidades. O método estudo de casos também demonstrou proporcionar ao aluno capacidade de argumentação, pesquisa, trabalho em grupo, tomada de decisão e participação ativa durante a atividade proposta nas aulas de química, características fundamentais à formação voltada ao exercício da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25083_TB8492_04102023203741.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIA DE FARIAS LUCENA" "autor_nome_curto" => "EMILIA DE FARIA" "autor_email" => "emilia.farias.lucena@alun" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100895 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8492 "inscrito_id" => 25083 "titulo" => "ESTUDO DE CASOS NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA ÁGUA DESSALINIZADA COM ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO NO CARIRI PARAIBANO" "resumo" => "Este trabalho consiste na aplicação de uma sequência didática (SD) baseada no método estudo de casos, sendo este uma variante da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) a partir de um problema real. O objetivo do trabalho é analisar quais as contribuições de um estudo de casos acerca da temática água dessalinizada em uma turma do 2° ano do Ensino Médio em uma escola estadual no Cariri Paraibano. O principal referencial teórico utilizado foi a obra, Estudo de Casos no Ensino de Química, Sá e Queiroz (2010). O estudo se deu numa perspectiva metodológica de abordagem qualitativa, sendo considerada uma pesquisa exploratória. Foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados: um questionário de concepções prévias (antes da aplicação da SD), painéis criados no Padlet contendo as informações coletadas e selecionadas pelos alunos como sendo essenciais a resolução do caso (durante a aplicação da SD), um questionário final e um questionário de avaliação do método estudo de casos (após a aplicação da SD). No questionário de avaliação, os alunos puderam realizar uma avaliação do método estudo de casos. Os resultados apresentados mostram que o método estudo de casos auxiliou os alunos na aprendizagem conceitual dos conteúdos químicos soluções e propriedades coligativas e no desenvolvimento de várias habilidades. O método estudo de casos também demonstrou proporcionar ao aluno capacidade de argumentação, pesquisa, trabalho em grupo, tomada de decisão e participação ativa durante a atividade proposta nas aulas de química, características fundamentais à formação voltada ao exercício da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25083_TB8492_04102023203741.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIA DE FARIAS LUCENA" "autor_nome_curto" => "EMILIA DE FARIA" "autor_email" => "emilia.farias.lucena@alun" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }