POESIAS-SLAM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUÇÃO DE POEMAS AUTORAIS PARA SEREM PERFORMADOS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97232 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3422 "inscrito_id" => 13246 "titulo" => "POESIAS-SLAM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUÇÃO DE POEMAS AUTORAIS PARA SEREM PERFORMADOS." "resumo" => "Esta comunicação traz a pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional – Profletras, cujo objetivo é promover a escrita de poemas autorais, especificamente com a produção de Poesia – Slam para ser performado. O estudo almeja a inserção da literatura marginal/periférica, nas aulas de língua portuguesa, uma vez que essa se apresenta como espaço e representatividade a grupos que são socialmente excluídos e marginalizados. Com o desenvolvimento da Poesia – Slam, tem-se como objetivo a sensibilização dos estudantes quanto ao local em que eles moram bem como às culturas que os rodeiam, explicitando a existência de outras literaturas, além da canônica, eurocêntrica, elitizada que é privilegiada dentro do ambiente escolar. Para essa apresentação, focalizamos a proposta de uma sequência de atividades que contempla as questões que envolvem a leitura e a escrita do poema tendo como gênero central, a Poesia – Slam e seus primeiros resultados. Esta sequência de atividades está sendo aplicada em escola municipal de Poá (SP), para estudantes do 7º ano, do Ensino Fundamental - Anos Finais. A elaboração e a implementação da proposta tiveram como fundamentos: os estudos sobre a poesia slam, (NEVES, 2017; 2022; D’ALVA, 2011); sobre os letramentos, (SOUZA, 2011; STREET, 2011), sobre os multiletramentos (ROJO, 2009), sobre a literatura marginal/periférica (FERRÉZ, 2005). Essa comunicação se insere na segunda fase da pesquisa, a aplicação das atividades da qual apresentamos uma mostra dos resultados iniciais, que aponta para o desenvolvimento da noção do poético e do fazer poético." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13246_TB3422_01112023145713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TANIA MARIA BENEVIDES DE FREITAS NOVAIS" "autor_nome_curto" => "TANIA" "autor_email" => "taniabenevides@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97232 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3422 "inscrito_id" => 13246 "titulo" => "POESIAS-SLAM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUÇÃO DE POEMAS AUTORAIS PARA SEREM PERFORMADOS." "resumo" => "Esta comunicação traz a pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional – Profletras, cujo objetivo é promover a escrita de poemas autorais, especificamente com a produção de Poesia – Slam para ser performado. O estudo almeja a inserção da literatura marginal/periférica, nas aulas de língua portuguesa, uma vez que essa se apresenta como espaço e representatividade a grupos que são socialmente excluídos e marginalizados. Com o desenvolvimento da Poesia – Slam, tem-se como objetivo a sensibilização dos estudantes quanto ao local em que eles moram bem como às culturas que os rodeiam, explicitando a existência de outras literaturas, além da canônica, eurocêntrica, elitizada que é privilegiada dentro do ambiente escolar. Para essa apresentação, focalizamos a proposta de uma sequência de atividades que contempla as questões que envolvem a leitura e a escrita do poema tendo como gênero central, a Poesia – Slam e seus primeiros resultados. Esta sequência de atividades está sendo aplicada em escola municipal de Poá (SP), para estudantes do 7º ano, do Ensino Fundamental - Anos Finais. A elaboração e a implementação da proposta tiveram como fundamentos: os estudos sobre a poesia slam, (NEVES, 2017; 2022; D’ALVA, 2011); sobre os letramentos, (SOUZA, 2011; STREET, 2011), sobre os multiletramentos (ROJO, 2009), sobre a literatura marginal/periférica (FERRÉZ, 2005). Essa comunicação se insere na segunda fase da pesquisa, a aplicação das atividades da qual apresentamos uma mostra dos resultados iniciais, que aponta para o desenvolvimento da noção do poético e do fazer poético." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13246_TB3422_01112023145713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TANIA MARIA BENEVIDES DE FREITAS NOVAIS" "autor_nome_curto" => "TANIA" "autor_email" => "taniabenevides@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }