EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98941 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5664 "inscrito_id" => 16572 "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "resumo" => "Este estudo foi produzido no ano de 2023 e tem como centralidade o debate sobre a temática de formação de professores. E assim, apresenta como objetivo geral compreender perspectivas e implicações de projetos de extensão universitária para a formação de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A necessidade de consolidação desta pesquisa se pautou na urgência de ser identificada que implicações tem a participação de docentes em projetos de extensão para a sua formação docente, tomando ponto de discussão aquelas que estão em exercício do magistério. A pesquisa de natureza qualitativa foi consolidada por meio da revisão bibliográfica, em destaque, dos seguintes autores: Arantes (2017), Brunm e Garcia (2012), Deslandes e Alves (2007), Gasparin (2012) e Oliveira (2021). O estudo, realizado em um Município do Estado do Ceará, foi consolidado por meio da aplicação de um questionário com sete questões mistas (abertas e fechadas) para cinco professores que participam de um projeto de extensão. Os resultados da análise de dados, feita por categorias, evidenciaram o quanto é relevante a participação em projetos de extensão universitária para o fortalecimento da formação de professores, considerando que tais profissionais requerem de vários conhecimentos de seu campo profissional, os quais são também apreendidos e ressignificados por meio das ações de extensão. Deste modo, considera-se relevante que existam contínuas ações de maior integração de docentes da Educação Básica nestes projetos, a fim de ser fortalecida e dinamizada sua trajetória de aprendizagem da docência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID16572_TB5664_20062023131630.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO MOURA DAVI" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago.davi@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98941 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5664 "inscrito_id" => 16572 "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "resumo" => "Este estudo foi produzido no ano de 2023 e tem como centralidade o debate sobre a temática de formação de professores. E assim, apresenta como objetivo geral compreender perspectivas e implicações de projetos de extensão universitária para a formação de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A necessidade de consolidação desta pesquisa se pautou na urgência de ser identificada que implicações tem a participação de docentes em projetos de extensão para a sua formação docente, tomando ponto de discussão aquelas que estão em exercício do magistério. A pesquisa de natureza qualitativa foi consolidada por meio da revisão bibliográfica, em destaque, dos seguintes autores: Arantes (2017), Brunm e Garcia (2012), Deslandes e Alves (2007), Gasparin (2012) e Oliveira (2021). O estudo, realizado em um Município do Estado do Ceará, foi consolidado por meio da aplicação de um questionário com sete questões mistas (abertas e fechadas) para cinco professores que participam de um projeto de extensão. Os resultados da análise de dados, feita por categorias, evidenciaram o quanto é relevante a participação em projetos de extensão universitária para o fortalecimento da formação de professores, considerando que tais profissionais requerem de vários conhecimentos de seu campo profissional, os quais são também apreendidos e ressignificados por meio das ações de extensão. Deste modo, considera-se relevante que existam contínuas ações de maior integração de docentes da Educação Básica nestes projetos, a fim de ser fortalecida e dinamizada sua trajetória de aprendizagem da docência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID16572_TB5664_20062023131630.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO MOURA DAVI" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago.davi@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }