As concepções de Metodologias Ativas são permeadas pelo posicionamento do estudante como coautor de sua formação escolar. Em outras palavras, interesses individuais e coletivos, autonomia, desenvolvimento do olhar crítico sobre a sociedade e protagonismo do aluno alicerçam as sequências didáticas no escopo dessas metodologias. Este estudo, que pretende contribuir com as discussões no IX Congresso Nacional de Educação, traz a experiência com Metodologias Ativas no projeto intitulado Coluni do Futuro, implementado em uma turma do Ensino Médio, no Colégio Universitário Geraldo Reis, unidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense. O trabalho busca dialogar sobre a centralidade no estudante no processo de ensino-aprendizagem, a partir de práticas pedagógicas pautadas em Metodologias Ativas com diferentes componentes curriculares do Ensino Médio, nos chamados Ambientes Educacionais Inovadores. Com aporte teórico das Tecnologias Digitais na Educação Básica e das Metodologias Ativas, bem como a aplicação da pesquisa-ação como referencial metodológico, o estudo aponta para caminhos e transformações possíveis (e, também, desafios e limitações) na implementação de espaços de ensino-aprendizagem onde o estudante seja protagonista em sua construção de conhecimento, sendo incluído nas discussões sobre currículo, na tomada de decisões sobre os recursos utilizados – especialmente as tecnologias digitais que dialogam com seus interesses – e em sua autoavaliação.