Esse trabalho discute a temática feminina e o relacionamento abusivo no conto “Para que ninguém a quisesse”, de Marina Colasanti. Nessa narrativa ficcional, o narrador nos apresenta uma personagem que vive tais abusos, sofre uma espécie de castração de sua identidade por parte de seu companheiro que, tentando reverter a situação, vê fracassados seus planos. O objetivo desse artigo é discutir o alcance crítico da citada narrativa, como uma estratégia engajada de denúncia de uma realidade que atinge inúmeras mulheres e produzir uma sequência didática aplicável a turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, por considerar urgente discutir essas questões na sala de aula, para debater temáticas sociais relevantes através da arte literária. Neste sentido, participam, igualmente, desta proposta, uma abordagem do referido conto como forma literária e como veículo de um posicionamento ideológico frente à questão da violência contra a mulher e à questão do empoderamento das partes em conflito numa sociedade patriarcal. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e aplicada. Fundamenta-se teoricamente em Beauvoir (1986), que trata da condição da mulher; Cosson (2021), que conceitua o letramento literário e apresenta uma proposta de sequência didática; Gotlib (1999), que discute as diversas modalidades do conto; Schollhammer (2009), que aborda a forma do miniconto e sua presença na literatura contemporânea brasileira, dentre outros.