TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99268 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6084 "inscrito_id" => 20472 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) tem contribuído para levar, por meio da educação a distância, formação e conhecimento a pessoas antes limitadas pela separação física tempo-espaço. Nesse sentido, além do evidente processo de democratização do conhecimento, o avanço e o aprimoramento das TIDCs têm fomentado inovações nas práticas pedagógicas. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições das tecnologias da informação e do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, na percepção de alunos de um curso na modalidade semipresencial em uma instituição pública de ensino superior (IPES) do estado do Mato Grosso. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo descritivo, que enquadra-se como um estudo de caso com a participação de alunos concluintes do curso de formação profissional ofertado pela instituição. Nesse contexto, esse estudo priorizou observar as características que aproximam os alunos dessas tecnologias e que potencializaram significativamente as suas experiências no processo de ensino-aprendizagem. Além disso e,, a partir de uma fundamentação teórica sobre a caracterização da educação a distância, buscou-se por meio dos estudos, breves, mas importantes elementos e reflexões sobre como o uso das tecnologias tem contribuído no processo de aprendizagem sob a ótica discente. Como parâmetro, elencou-se o plano pedagógico do curso, cuja proposta é pautada no desenvolvimento de conhecimento, de habilidades e de competências tecnológicas, cujos conteúdos são apresentados por eixos teóricos, que tratam das características e uso das (TDICs) e da sua relação com a aprendizagem. Palavras-chave: Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino Aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20472_TB6084_04102023181504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA BLANCO TELES MOULIN" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ammoulinam@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99268 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6084 "inscrito_id" => 20472 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) tem contribuído para levar, por meio da educação a distância, formação e conhecimento a pessoas antes limitadas pela separação física tempo-espaço. Nesse sentido, além do evidente processo de democratização do conhecimento, o avanço e o aprimoramento das TIDCs têm fomentado inovações nas práticas pedagógicas. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições das tecnologias da informação e do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, na percepção de alunos de um curso na modalidade semipresencial em uma instituição pública de ensino superior (IPES) do estado do Mato Grosso. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo descritivo, que enquadra-se como um estudo de caso com a participação de alunos concluintes do curso de formação profissional ofertado pela instituição. Nesse contexto, esse estudo priorizou observar as características que aproximam os alunos dessas tecnologias e que potencializaram significativamente as suas experiências no processo de ensino-aprendizagem. Além disso e,, a partir de uma fundamentação teórica sobre a caracterização da educação a distância, buscou-se por meio dos estudos, breves, mas importantes elementos e reflexões sobre como o uso das tecnologias tem contribuído no processo de aprendizagem sob a ótica discente. Como parâmetro, elencou-se o plano pedagógico do curso, cuja proposta é pautada no desenvolvimento de conhecimento, de habilidades e de competências tecnológicas, cujos conteúdos são apresentados por eixos teóricos, que tratam das características e uso das (TDICs) e da sua relação com a aprendizagem. Palavras-chave: Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino Aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20472_TB6084_04102023181504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA BLANCO TELES MOULIN" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ammoulinam@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }