DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO ALUNADO SOBRE NÚMEROS IRRACIONAIS: MOMENTO DE REGÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97762 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4152 "inscrito_id" => 6304 "titulo" => "DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO ALUNADO SOBRE NÚMEROS IRRACIONAIS: MOMENTO DE REGÊNCIA" "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência do Programa Residência Pedagógica da UEPB Matemática Campus Campina Grande sobre conjunto dos números irracionais e suas operações. A regência se deu de forma expositiva dialogada, utilizando quadro, livro didático e estrutura da sala de aula. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula), na qual os planejamentos das aulas foram elaborados, debatidos e discutidos de forma colaborativa, entre docente orientador, preceptores e residentes. Nossa regência em questão foi executada com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental II da Escola Padre Antonino, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 29 de março e 11 de abril de 2023, totalizando em 5 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência das aulas 4 e 5. Notamos, ao longo das aulas, as dificuldades dos alunos em visualizar e calcular um número irracional. Tais dificuldades foram superadas. Com isso, entendemos que nossa regência se deu de forma exitosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6304_TB4152_04102023100432.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIELLY DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANIELLY" "autor_email" => "janiellysousa763@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97762 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4152 "inscrito_id" => 6304 "titulo" => "DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO ALUNADO SOBRE NÚMEROS IRRACIONAIS: MOMENTO DE REGÊNCIA" "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência do Programa Residência Pedagógica da UEPB Matemática Campus Campina Grande sobre conjunto dos números irracionais e suas operações. A regência se deu de forma expositiva dialogada, utilizando quadro, livro didático e estrutura da sala de aula. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula), na qual os planejamentos das aulas foram elaborados, debatidos e discutidos de forma colaborativa, entre docente orientador, preceptores e residentes. Nossa regência em questão foi executada com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental II da Escola Padre Antonino, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 29 de março e 11 de abril de 2023, totalizando em 5 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência das aulas 4 e 5. Notamos, ao longo das aulas, as dificuldades dos alunos em visualizar e calcular um número irracional. Tais dificuldades foram superadas. Com isso, entendemos que nossa regência se deu de forma exitosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6304_TB4152_04102023100432.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIELLY DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANIELLY" "autor_email" => "janiellysousa763@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }