FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM LINFE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96199 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2035 "inscrito_id" => 2617 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM LINFE" "resumo" => "É possível observar que nos últimos anos tem havido uma crescente demanda por cursos de Inglês, não apenas para fins gerais, mas também, para fins específicos. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a formação de professores de línguas, com o foco na língua inglesa, por ser nosso contexto de atuação, tendo em vista a multiplicidade de papéis que esse profissional deve desempenhar. Após um breve panorama do ensino de Línguas para Fins Específicos no mundo e no Brasil, apresentamos um relato de experiência vivenciado com uma turma de professores em formação, cursando Licenciatura em Letras - Inglês em uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro. Partindo da bibliografia referência internacional na área LinFE: Hutchinson & Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente & Ribeiro, 2022, esta comunicação propõe (re)pensar a formação dos futuros professores de inglês nos cursos de graduação, demonstrar práticas colaborativas e interativas na instrução e construção de conhecimento dos futuros docentes e apontar para a necessidade da formação continuada para professores de inglês para que possam melhor atender as demandas do mercado. Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos, Ensino, Formação Continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2617_TB2035_16052023152055.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA REBELLO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello" "autor_email" => "claurebello@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96199 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2035 "inscrito_id" => 2617 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM LINFE" "resumo" => "É possível observar que nos últimos anos tem havido uma crescente demanda por cursos de Inglês, não apenas para fins gerais, mas também, para fins específicos. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a formação de professores de línguas, com o foco na língua inglesa, por ser nosso contexto de atuação, tendo em vista a multiplicidade de papéis que esse profissional deve desempenhar. Após um breve panorama do ensino de Línguas para Fins Específicos no mundo e no Brasil, apresentamos um relato de experiência vivenciado com uma turma de professores em formação, cursando Licenciatura em Letras - Inglês em uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro. Partindo da bibliografia referência internacional na área LinFE: Hutchinson & Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente & Ribeiro, 2022, esta comunicação propõe (re)pensar a formação dos futuros professores de inglês nos cursos de graduação, demonstrar práticas colaborativas e interativas na instrução e construção de conhecimento dos futuros docentes e apontar para a necessidade da formação continuada para professores de inglês para que possam melhor atender as demandas do mercado. Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos, Ensino, Formação Continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2617_TB2035_16052023152055.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA REBELLO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello" "autor_email" => "claurebello@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }