ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO PARA O ALUNO COM SURDEZ DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94856 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 5017 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO PARA O ALUNO COM SURDEZ DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19" "resumo" => "No ano de 2020, a pandemia do novo “Corona Vírus” assolou o mundo sendo preciso fazer mudanças no nosso comportamento nos espaços sociais, pessoais e profissionais. Portanto, a necessidade de focar na proposta de ensino remoto tornou-se necessário para que fosse possível continuar instigando o interesse do aluno surdo em participar das atividades. A intenção foi continuar as atividades bilíngues com o aluno surdo, evitando deixá-los sem o contato com outros surdos e sem a comunicação em sua primeira língua, observando que, em sua maioria, eles são nascidos em família ouvinte, usuária da comunicação oral auditiva. A experiência aqui relatada teve como objetivo geral descrever a prática de ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Para a realização desta pesquisa foi empregado o método de pesquisa narrativa, em que os dados e o modo de produção são descritos de acordo com a experiência vivida. Foi possível criar aulas dinâmicas com apresentação de vídeos com acessibilidade, jogos de memória criados de acordo com o tema trabalhado, atividades avaliativas utilizando o google.com/forms, e outras várias opções de elementos para usar em aulas online que podem ser adaptadas com uso de imagem e de sinais em LIBRAS, para alcançar o aluno surdo. Dessa forma, trazer o aluno surdo para o cotidiano virtual tornou-se, a princípio, um desafio difícil, porém não foi impossível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5017_TB290_18042023212611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE OLIVEIRA GOMES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Solange Oliveir" "autor_email" => "solangeogaraujo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94856 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 5017 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO PARA O ALUNO COM SURDEZ DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19" "resumo" => "No ano de 2020, a pandemia do novo “Corona Vírus” assolou o mundo sendo preciso fazer mudanças no nosso comportamento nos espaços sociais, pessoais e profissionais. Portanto, a necessidade de focar na proposta de ensino remoto tornou-se necessário para que fosse possível continuar instigando o interesse do aluno surdo em participar das atividades. A intenção foi continuar as atividades bilíngues com o aluno surdo, evitando deixá-los sem o contato com outros surdos e sem a comunicação em sua primeira língua, observando que, em sua maioria, eles são nascidos em família ouvinte, usuária da comunicação oral auditiva. A experiência aqui relatada teve como objetivo geral descrever a prática de ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Para a realização desta pesquisa foi empregado o método de pesquisa narrativa, em que os dados e o modo de produção são descritos de acordo com a experiência vivida. Foi possível criar aulas dinâmicas com apresentação de vídeos com acessibilidade, jogos de memória criados de acordo com o tema trabalhado, atividades avaliativas utilizando o google.com/forms, e outras várias opções de elementos para usar em aulas online que podem ser adaptadas com uso de imagem e de sinais em LIBRAS, para alcançar o aluno surdo. Dessa forma, trazer o aluno surdo para o cotidiano virtual tornou-se, a princípio, um desafio difícil, porém não foi impossível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5017_TB290_18042023212611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE OLIVEIRA GOMES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Solange Oliveir" "autor_email" => "solangeogaraujo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }