CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO, LUDICIDADE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95964 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1725 "inscrito_id" => 13090 "titulo" => "CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO, LUDICIDADE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) objetiva proporcionar aos discentes em processo de formação em cursos de licenciaturas, mediação com a escola, desenvolvendo saberes docentes experienciais. A cultura corporal do movimento, no processo ensino-aprendizagem, implica na interdisciplinaridade entre a Pedagogia e a Educação Física, com ênfase na abordagem lúdica do aprender. A proposta interdisciplinar do presente trabalho manifesta-se na construção/realização de jogos didáticos, que inter-relacionam práticas de atividades físicas, sobre cultura corporal com conteúdos de matemática, tais como: Tempo e espaço, uso de grandezas e medidas, conteúdos curriculares essenciais nos anos iniciais do ensino fundamental relacionando a compreensão do brincar e do lúdico como ferramenta de aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho é analisar a intervenção pedagógica interdisciplinar entre Educação Física e Pedagogia nas aulas efetivadas na unidade escolar campo de estágio no programa de residência pedagógica. Trata-se de estudo qualitativo, definido como relato de experiência, baseado em pesquisa-ação, com observação participante e análise de relatos biográficos narrativos elaborados pelos residentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV e Pedagogia da UFPE/CE, a realização das atividades ocorreu na Escola Municipal dos Coelhos, Recife- PE, com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I, com supervisão do preceptor. Conclui-se que no brincar, as crianças aprendem a lidar com situações desafiadoras. Essas experiências lúdicas contribuiram na construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, afetivas e sociais, fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. A ação interdisciplinar contribuiu para compreensão do conceito de interdisciplinaridade, fora observado que o potencial dos conteúdos da educação física pode fornecer estratégias para o ensino de conteúdos de diversas disciplinas, através da dialogicidade de conceitos relacionados ao movimento,à atividade física, ao brincar e à ludicidade. Portanto, contribuiu significativamente para a formação integral dos estudantes, e desenvolvimento profissional aos residentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13090_TB1725_21082023195912.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANE ALECSANDRA ALVES HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAYANE SILVA" "autor_email" => "thay.alecsandra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95964 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1725 "inscrito_id" => 13090 "titulo" => "CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO, LUDICIDADE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) objetiva proporcionar aos discentes em processo de formação em cursos de licenciaturas, mediação com a escola, desenvolvendo saberes docentes experienciais. A cultura corporal do movimento, no processo ensino-aprendizagem, implica na interdisciplinaridade entre a Pedagogia e a Educação Física, com ênfase na abordagem lúdica do aprender. A proposta interdisciplinar do presente trabalho manifesta-se na construção/realização de jogos didáticos, que inter-relacionam práticas de atividades físicas, sobre cultura corporal com conteúdos de matemática, tais como: Tempo e espaço, uso de grandezas e medidas, conteúdos curriculares essenciais nos anos iniciais do ensino fundamental relacionando a compreensão do brincar e do lúdico como ferramenta de aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho é analisar a intervenção pedagógica interdisciplinar entre Educação Física e Pedagogia nas aulas efetivadas na unidade escolar campo de estágio no programa de residência pedagógica. Trata-se de estudo qualitativo, definido como relato de experiência, baseado em pesquisa-ação, com observação participante e análise de relatos biográficos narrativos elaborados pelos residentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV e Pedagogia da UFPE/CE, a realização das atividades ocorreu na Escola Municipal dos Coelhos, Recife- PE, com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I, com supervisão do preceptor. Conclui-se que no brincar, as crianças aprendem a lidar com situações desafiadoras. Essas experiências lúdicas contribuiram na construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, afetivas e sociais, fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. A ação interdisciplinar contribuiu para compreensão do conceito de interdisciplinaridade, fora observado que o potencial dos conteúdos da educação física pode fornecer estratégias para o ensino de conteúdos de diversas disciplinas, através da dialogicidade de conceitos relacionados ao movimento,à atividade física, ao brincar e à ludicidade. Portanto, contribuiu significativamente para a formação integral dos estudantes, e desenvolvimento profissional aos residentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13090_TB1725_21082023195912.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANE ALECSANDRA ALVES HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAYANE SILVA" "autor_email" => "thay.alecsandra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }