ANALOGIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97675 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4022 "inscrito_id" => 11981 "titulo" => "ANALOGIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA" "resumo" => "A analogia, método de ensino que visa relacionar conceitos complexos à domínios presentes na realidade dos estudantes, é um facilitador no processo de aprendizagem. Em relação às imagens analógicas nos livros didáticos, nem sempre é o que se espera da função requerida pelo instrumento. Neste trabalho busca-se refletir sobre o uso de analogias e das imagens analógicas como forma de pensar sua utilização na sala de aula e sua contribuição como ferramenta facilitadora para a aprendizagem. A metodologia utilizada foi leitura minuciosa da coleção Multiversos: ciência da natureza, publicado em 2020 usado no novo ensino médio e rede pública no município de Mossoró/RN, onde as analogias e figuras analógicas foram quantificadas e avaliadas quanto sua contribuição na compreensão dos conteúdos de biologia. O estudo de natureza descritivo-analítica utilizou a investigação documental como metodologia de pesquisa. Os resultados observados foram que ao analisar a coleção didática Multiversos: ciência da natureza foi possível notar uma deficiência de analogias verbais, no livro movimentos e equilíbrios da natureza foram encontradas três analogias e no livro matéria, energia e vida apenas uma, totalizando quatro analogias presentes nos dois livros da coleção, todas do tipo simples. Verificou-se que o mapeamento entre similitudes e diferenças existentes na relação analógica se faz necessário para que as representações analógicas ocorram de forma exitosa e importante destacar a necessidade de problematizar o uso de analogias presentes nos textos, sugerindo sua potencialidade enquanto ferramenta didática. Percebeu-se ainda, que o uso das imagens analógicas é pouco explorado nos livros didáticos, embora historicamente utilizadas para comunicar conceitos, se não forem bem exploradas ou se exploradas de forma equivocada podem perder sua função inicial de explicação e aproximação com os conhecimentos prévios, passando então a ser compreendida como parte do conteúdo apreendido pelo estudante, favorecendo uma aprendizagem incompleta ou errônea do conceito científico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11981_TB4022_20112023192523.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABEL SOUZA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "ISABEL" "autor_email" => "msouzaisabel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97675 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4022 "inscrito_id" => 11981 "titulo" => "ANALOGIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA" "resumo" => "A analogia, método de ensino que visa relacionar conceitos complexos à domínios presentes na realidade dos estudantes, é um facilitador no processo de aprendizagem. Em relação às imagens analógicas nos livros didáticos, nem sempre é o que se espera da função requerida pelo instrumento. Neste trabalho busca-se refletir sobre o uso de analogias e das imagens analógicas como forma de pensar sua utilização na sala de aula e sua contribuição como ferramenta facilitadora para a aprendizagem. A metodologia utilizada foi leitura minuciosa da coleção Multiversos: ciência da natureza, publicado em 2020 usado no novo ensino médio e rede pública no município de Mossoró/RN, onde as analogias e figuras analógicas foram quantificadas e avaliadas quanto sua contribuição na compreensão dos conteúdos de biologia. O estudo de natureza descritivo-analítica utilizou a investigação documental como metodologia de pesquisa. Os resultados observados foram que ao analisar a coleção didática Multiversos: ciência da natureza foi possível notar uma deficiência de analogias verbais, no livro movimentos e equilíbrios da natureza foram encontradas três analogias e no livro matéria, energia e vida apenas uma, totalizando quatro analogias presentes nos dois livros da coleção, todas do tipo simples. Verificou-se que o mapeamento entre similitudes e diferenças existentes na relação analógica se faz necessário para que as representações analógicas ocorram de forma exitosa e importante destacar a necessidade de problematizar o uso de analogias presentes nos textos, sugerindo sua potencialidade enquanto ferramenta didática. Percebeu-se ainda, que o uso das imagens analógicas é pouco explorado nos livros didáticos, embora historicamente utilizadas para comunicar conceitos, se não forem bem exploradas ou se exploradas de forma equivocada podem perder sua função inicial de explicação e aproximação com os conhecimentos prévios, passando então a ser compreendida como parte do conteúdo apreendido pelo estudante, favorecendo uma aprendizagem incompleta ou errônea do conceito científico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11981_TB4022_20112023192523.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABEL SOUZA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "ISABEL" "autor_email" => "msouzaisabel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }