REPRESENTAÇÃO PRÁTICA EXPERIMENTAL DA TRANSFUSÃO E TIPAGEM SANGUÍNEA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE GENÉTICA MOLECULAR NO ENSINO MÉDIO
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Nesse sentido, estratégias didáticas que promovam atividades práticas e investigativas podem facilitar a compreensão e retenção de conteúdos. Este projeto tem como objetivo a representação prática e investigativa da transfusão e tipagem sanguínea como uma estratégia didática no ensino de genética molecular para alunos do Ensino Médio. A atividade proposta busca estimular a curiosidade e o interesse dos estudantes, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. A metodologia empregada envolve uma aula expositiva e dialogada para introduzir os conceitos relacionados ao sistema sanguíneo humano e à importância da tipagem sanguínea. A parte prática consiste em representar os diferentes tipos sanguíneos em placas de Petri utilizando leite e corantes. Os alunos simulam transfusões sanguíneas utilizando água e corantes, observando as reações que ocorrem. 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