No contexto escolar, tem sido recorrente a busca por instrumentos metodológicos que possam favorecer a interdisciplinaridade, a partir da articulação de diferentes áreas do conhecimento. A matemática, estigmatizada como sendo uma disciplina de difícil compreensão por parte dos estudantes, também está associada a esta visão de trabalho interdisciplinar. Nesse viés, uma possibilidade de integrar a matemática, em um contexto interdisciplinar, é o uso dos textos de cordel como um instrumento que operacionaliza a produção do conhecimento matemático. Os textos de cordel permitem ao professor desenvolver suas aulas com problemáticas sociais, econômicas, ambientais, dentre outras. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo investigar as pesquisas que discutem a interdisciplinaridade e os textos de cordel nas aulas de matemática. Como aportes teóricos norteadores, dialogamos com pesquisadoras e pesquisadores que tematizam a interdisciplinaridade e os textos de cordel na sala de aula, bem como discussões que perpassam pela formação de professores, com vistas para os processos de ensino e aprendizagem da matemática. Como abordagem metodológica, optamos pela pesquisa bibliográfica, a partir de um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e na Plataforma SciELO Brasil. Salientamos que esta é uma pesquisa em andamento, que está sendo desenvolvida no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Literatura de Cordel na Aula de Matemática”, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Como resultados esperados, destacamos as potencialidades do trabalho interdisciplinar entre os textos de cordel e a matemática; a importância da união entre teoria e prática na produção do conhecimento matemático; bem como a necessidade de aprofundamento para com a compreensão da temática no campo da formação de professores.