SILVA, Marina Medeiros De Araujo et al.. Biobox: compartilhando o mundo microscópico. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/107963>. Acesso em: 22/11/2024 18:58
Atividades práticas podem oportunizar aos alunos a vivência de fenômenos que auxiliam na compreensão dos conceitos estudados em biologia, além de estimularem a curiosidade e o interesse, sendo, portanto, ferramentas relevantes para a formação de uma atitude científica, que está intimamente vinculada ao modo como se constrói o conhecimento. Contudo, a importância da experimentação nas aulas de biologia é um paradoxo à falta de laboratórios nas escolas. Objetivando contornar esse obstáculo, este trabalho teve por finalidade adaptar atividades práticas de biologia celular, utilizando material acessível, para serem realizadas dentro da própria sala de aula; bem como testar sua viabilidade junto aos alunos. Para tanto, foram preparadas caixas, chamadas de BioBox, contendo o material destinado à realização das práticas e um roteiro com as instruções a serem seguidas. Devido à ausência de microscópios nas escolas, também foi construído um instrumento óptico de baixo custo, com dupla função, microscópio e lupa. A BioBox foi levada até a sala de aula para a realização das atividades práticas com os alunos de escolas da cidade de Jaru/RO. Durante as práticas, os alunos ficaram impressionados com o funcionamento do microscópio alternativo, que não necessita de energia elétrica para o seu funcionamento e apresenta baixo custo de montagem. Além disso, eles puderam conhecer e manipular materiais de laboratório e descobrir o mundo microscópico, que lhes era invisível até então, promovendo o interesse pela ciência e fomentando a compreensão do conteúdo de biologia celular. Diante dos resultados, a BioBox nos parece um produto pedagógico viável e passível de ser utilizado em escolas que não apresentam laboratório de ciências em suas instalações, contribuindo assim para uma melhor formação dos estudantes.