GAMEFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UTILIZAÇÃO DE LIVRO-JOGO COMO PROPOSTA PARA O ESTÍMULO À COOPERAÇÃO E O APRENDIZADO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE SOLUÇÕES E PROPRIEDADES COLIGATIVAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98184 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4685 "inscrito_id" => 17883 "titulo" => "GAMEFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UTILIZAÇÃO DE LIVRO-JOGO COMO PROPOSTA PARA O ESTÍMULO À COOPERAÇÃO E O APRENDIZADO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE SOLUÇÕES E PROPRIEDADES COLIGATIVAS" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo a criação e investigação da eficácia do uso de um livro-jogo como abordagem educacional inovadora no ensino de Química, especificamente no ensino dos conceitos de propriedades coligativas e soluções. Utilizando a teoria construtivista, que enfatiza a construção ativa do conhecimento pelo aluno, foi desenvolvido um livro jogo interativo que combina elementos lúdicos com informações teóricas sobre as propriedades coligativas e soluções. O jogo foi projetado para estimular a participação ativa dos estudantes, promovendo a cooperação entre eles na resolução de desafios e na construção do conhecimento. A aplicação do livro-jogo, incluindo a distribuição de tarefas e papéis específicos nos grupos, foi amplamente avaliada de forma positiva pelos alunos, permitindo a troca de conhecimentos e a discussão de ideias. Apesar dos desafios encontrados durante a aplicação do livro-jogo, como a interpretação das questões e os cálculos complexos, os alunos adotaram estratégias para superar essas dificuldades, buscando orientação do professor e utilizando recursos de consulta disponíveis. Os resultados obtidos demonstraram uma boa recepção por parte dos estudantes em relação ao livro jogo. Eles relataram maior engajamento e motivação durante as atividades, além de uma melhor compreensão dos conceitos abordados. Através da cooperação entre os estudantes, foi observado um aumento na troca de conhecimentos, no trabalho em equipe e na resolução de problemas de forma colaborativa. Recomenda-se a continuidade e ampliação do uso do livro-jogo como recurso didático no ensino de Química, considerando os resultados positivos e a percepção dos alunos. Essa abordagem pode promover um aprendizado significativo, estimular o engajamento dos alunos e promover a colaboração entre eles. Professores e instituições educacionais devem explorar essa estratégia, adaptando-a às necessidades específicas, para aprimorar o ensino de Química e proporcionar uma educação mais envolvente e efetiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17883_TB4685_20112023094145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "joaopaulosousaferreira16@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98184 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4685 "inscrito_id" => 17883 "titulo" => "GAMEFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UTILIZAÇÃO DE LIVRO-JOGO COMO PROPOSTA PARA O ESTÍMULO À COOPERAÇÃO E O APRENDIZADO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE SOLUÇÕES E PROPRIEDADES COLIGATIVAS" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo a criação e investigação da eficácia do uso de um livro-jogo como abordagem educacional inovadora no ensino de Química, especificamente no ensino dos conceitos de propriedades coligativas e soluções. Utilizando a teoria construtivista, que enfatiza a construção ativa do conhecimento pelo aluno, foi desenvolvido um livro jogo interativo que combina elementos lúdicos com informações teóricas sobre as propriedades coligativas e soluções. O jogo foi projetado para estimular a participação ativa dos estudantes, promovendo a cooperação entre eles na resolução de desafios e na construção do conhecimento. A aplicação do livro-jogo, incluindo a distribuição de tarefas e papéis específicos nos grupos, foi amplamente avaliada de forma positiva pelos alunos, permitindo a troca de conhecimentos e a discussão de ideias. Apesar dos desafios encontrados durante a aplicação do livro-jogo, como a interpretação das questões e os cálculos complexos, os alunos adotaram estratégias para superar essas dificuldades, buscando orientação do professor e utilizando recursos de consulta disponíveis. Os resultados obtidos demonstraram uma boa recepção por parte dos estudantes em relação ao livro jogo. Eles relataram maior engajamento e motivação durante as atividades, além de uma melhor compreensão dos conceitos abordados. Através da cooperação entre os estudantes, foi observado um aumento na troca de conhecimentos, no trabalho em equipe e na resolução de problemas de forma colaborativa. Recomenda-se a continuidade e ampliação do uso do livro-jogo como recurso didático no ensino de Química, considerando os resultados positivos e a percepção dos alunos. Essa abordagem pode promover um aprendizado significativo, estimular o engajamento dos alunos e promover a colaboração entre eles. Professores e instituições educacionais devem explorar essa estratégia, adaptando-a às necessidades específicas, para aprimorar o ensino de Química e proporcionar uma educação mais envolvente e efetiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17883_TB4685_20112023094145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "joaopaulosousaferreira16@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }