HISTÓRIA, SOCIEDADE E LITERATURA: DISCUSSÕES POLÍTICO-SOCIAIS A PARTIR DA LEITURA DE JOGOS VORAZES, DE SUZANNE COLLINS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101358 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9133 "inscrito_id" => 20504 "titulo" => "HISTÓRIA, SOCIEDADE E LITERATURA: DISCUSSÕES POLÍTICO-SOCIAIS A PARTIR DA LEITURA DE JOGOS VORAZES, DE SUZANNE COLLINS" "resumo" => "Ao analisar os fatos históricos que acometem a contemporaneidade, notamos a presença de discussões políticas e sociais que permeiam o dia a dia de grande parte da população, perpassando por jovens até pessoas da terceira idade. Nesse sentido, observamos que os adolescentes através da escola, da internet, da televisão, das relações pessoais e do contato com leituras, acessam temas e histórias que abarcam essas discussões. Nessa perspectiva, temas como distopia, utopia, movimentos políticos, debates sobre a representação feminina nos governos, nos partidos e no poder integram esse espaço. Assim, ao voltarmos nossa percepção para a instituição educacional, é notável a necessidade de integração dessas narrativas ao campo escolar, uma vez que promovem o debate acerca das questões sociais e de gênero, além de promover o estímulo à leitura literária dos discentes. Com efeito, esta pesquisa tem como objetivo abordar as temáticas político-sociais recorrentes na atualidade para os jovens, por meio da leitura literária da obra juvenil, Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins. Com isso, adotamos uma metodologia de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico analítico, que tem como aporte teórico os estudos de Arboleya (2021), Candido (2023), Colomer (2017), Cosson (2021), Gregorin Filho (2012), entre outros. Desse modo, enfatizamos a importância do incentivo as práticas significativas de leitura e ao desenvolvimento do pensamento crítico dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20504_TB9133_21082023234847.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA FERNANDES MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "cassiamonteiro119@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101358 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9133 "inscrito_id" => 20504 "titulo" => "HISTÓRIA, SOCIEDADE E LITERATURA: DISCUSSÕES POLÍTICO-SOCIAIS A PARTIR DA LEITURA DE JOGOS VORAZES, DE SUZANNE COLLINS" "resumo" => "Ao analisar os fatos históricos que acometem a contemporaneidade, notamos a presença de discussões políticas e sociais que permeiam o dia a dia de grande parte da população, perpassando por jovens até pessoas da terceira idade. Nesse sentido, observamos que os adolescentes através da escola, da internet, da televisão, das relações pessoais e do contato com leituras, acessam temas e histórias que abarcam essas discussões. Nessa perspectiva, temas como distopia, utopia, movimentos políticos, debates sobre a representação feminina nos governos, nos partidos e no poder integram esse espaço. Assim, ao voltarmos nossa percepção para a instituição educacional, é notável a necessidade de integração dessas narrativas ao campo escolar, uma vez que promovem o debate acerca das questões sociais e de gênero, além de promover o estímulo à leitura literária dos discentes. Com efeito, esta pesquisa tem como objetivo abordar as temáticas político-sociais recorrentes na atualidade para os jovens, por meio da leitura literária da obra juvenil, Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins. Com isso, adotamos uma metodologia de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico analítico, que tem como aporte teórico os estudos de Arboleya (2021), Candido (2023), Colomer (2017), Cosson (2021), Gregorin Filho (2012), entre outros. Desse modo, enfatizamos a importância do incentivo as práticas significativas de leitura e ao desenvolvimento do pensamento crítico dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20504_TB9133_21082023234847.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA FERNANDES MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "cassiamonteiro119@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }