EXPERIMENTO DE PRODUÇÃO DO GÁS HIDROGÊNIO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO TEMA ATMOSFERA TERRESTRE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 866 "inscrito_id" => 267 "titulo" => "EXPERIMENTO DE PRODUÇÃO DO GÁS HIDROGÊNIO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO TEMA ATMOSFERA TERRESTRE" "resumo" => "Recursos didáticos são ferramentas de ensino que auxiliam o professor durante as aulas, assim melhorando o modo de trabalhar os conteúdos aplicados e enriquecendo a metodologia utilizada. Sendo assim, o presente trabalho trata da análise da viabilidade e eficiência do experimento de produção de gás hidrogênio como ferramenta de incremento do processo de ensino-aprendizagem do tema atmosfera terrestre em uma aula expositiva e dialogada. Essa prática foi conduzida em uma turma de 7º ano na Escola Unidade Integrada Professora Célia Cristina Pereira dos Reis durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo. Para esse fim utilizou-se uma metodologia qualitativa consistindo na aplicação de uma aula teórico-prática e subsequentemente o uso de uma atividade contendo 10 questões relacionadas à aula teórica e ao experimento, que foram aplicadas a 22 alunos do 7º ano do ensino fundamental durante quatro aulas regulares da disciplina de ciências. Nos resultados, foi possível observar que a interação dos alunos durante a aula foi um dos fatores que contribuiu de maneira positiva no desenvolvimento do trabalho e claramente influenciou no processo de apreensão do conteúdo. Pela atividade aplicada vimos que praticamente todas as 10 questões foram respondidas por todos os 22 alunos e com respostas em sua maioria corretas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID267_TB866_20102023144640.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYNA VICTORYA TOMAZ DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "LAYNA" "autor_email" => "victoryasbsb@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 866 "inscrito_id" => 267 "titulo" => "EXPERIMENTO DE PRODUÇÃO DO GÁS HIDROGÊNIO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO TEMA ATMOSFERA TERRESTRE" "resumo" => "Recursos didáticos são ferramentas de ensino que auxiliam o professor durante as aulas, assim melhorando o modo de trabalhar os conteúdos aplicados e enriquecendo a metodologia utilizada. Sendo assim, o presente trabalho trata da análise da viabilidade e eficiência do experimento de produção de gás hidrogênio como ferramenta de incremento do processo de ensino-aprendizagem do tema atmosfera terrestre em uma aula expositiva e dialogada. Essa prática foi conduzida em uma turma de 7º ano na Escola Unidade Integrada Professora Célia Cristina Pereira dos Reis durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo. Para esse fim utilizou-se uma metodologia qualitativa consistindo na aplicação de uma aula teórico-prática e subsequentemente o uso de uma atividade contendo 10 questões relacionadas à aula teórica e ao experimento, que foram aplicadas a 22 alunos do 7º ano do ensino fundamental durante quatro aulas regulares da disciplina de ciências. Nos resultados, foi possível observar que a interação dos alunos durante a aula foi um dos fatores que contribuiu de maneira positiva no desenvolvimento do trabalho e claramente influenciou no processo de apreensão do conteúdo. Pela atividade aplicada vimos que praticamente todas as 10 questões foram respondidas por todos os 22 alunos e com respostas em sua maioria corretas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID267_TB866_20102023144640.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYNA VICTORYA TOMAZ DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "LAYNA" "autor_email" => "victoryasbsb@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }