INTERFACE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE CUMARU-PE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95508 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1142 "inscrito_id" => 2046 "titulo" => "INTERFACE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE CUMARU-PE" "resumo" => "A modalidade da educação de jovens e adultos no cotidiano escolar esta se concretizando na atualidade educacional. Os discentes são trabalhadores de classes populares, no Brasil lutam para superarem as condições diárias, é frequente a percepção da procura dessa modalidade, pelos estudantes, no entanto as propostas curriculares são focadas na realidade dos jovens e adultos para estimular a aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa guiou-se pelo seguinte objetivo geral: refletir sobre a interface da educação de jovens e adultos (EJA) no município de Cumaru-PE. A metodologia utilizada foi uma pesquisa com procedimentos bibliográfico, documental e de campo com uma abordagem qualitativa através de questionário semiestruturado aos professores e alunos da EJA. A pesquisa foi realizada em uma cidade do agreste pernambucano. O estudo transcorreu durante o segundo semestre do ano de 2022, a partir das observações das práxis pedagógicas dos professores da EJA, e dos discentes em sala de aula. Paralelamente ao período de observação, foi aplicado o questionário com os professores da EJA. Ao término do período de observação, foi aplicado o questionário com os alunos. Os resultados apresentaram que as professoras, por sua vez, são formadas em pedagogia com curso de pós-graduação, entretanto não apresentam curso de formação continuada na área da modalidade da EJA. Utilizam o método Paulo Freire como um método para trocar informações e conhecimentos com os alunos utilizando dados de suas próprias realidades. Dessa forma, os professores necessitam de políticas públicas voltadas à formação inicial e continuadas, preparando professores cada vez mais qualificados, capazes de transformar a vida de jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2046_TB1142_05072023075435.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "NAIR ALVES" "autor_email" => "bvnairalves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95508 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1142 "inscrito_id" => 2046 "titulo" => "INTERFACE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE CUMARU-PE" "resumo" => "A modalidade da educação de jovens e adultos no cotidiano escolar esta se concretizando na atualidade educacional. Os discentes são trabalhadores de classes populares, no Brasil lutam para superarem as condições diárias, é frequente a percepção da procura dessa modalidade, pelos estudantes, no entanto as propostas curriculares são focadas na realidade dos jovens e adultos para estimular a aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa guiou-se pelo seguinte objetivo geral: refletir sobre a interface da educação de jovens e adultos (EJA) no município de Cumaru-PE. A metodologia utilizada foi uma pesquisa com procedimentos bibliográfico, documental e de campo com uma abordagem qualitativa através de questionário semiestruturado aos professores e alunos da EJA. A pesquisa foi realizada em uma cidade do agreste pernambucano. O estudo transcorreu durante o segundo semestre do ano de 2022, a partir das observações das práxis pedagógicas dos professores da EJA, e dos discentes em sala de aula. Paralelamente ao período de observação, foi aplicado o questionário com os professores da EJA. Ao término do período de observação, foi aplicado o questionário com os alunos. Os resultados apresentaram que as professoras, por sua vez, são formadas em pedagogia com curso de pós-graduação, entretanto não apresentam curso de formação continuada na área da modalidade da EJA. Utilizam o método Paulo Freire como um método para trocar informações e conhecimentos com os alunos utilizando dados de suas próprias realidades. Dessa forma, os professores necessitam de políticas públicas voltadas à formação inicial e continuadas, preparando professores cada vez mais qualificados, capazes de transformar a vida de jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2046_TB1142_05072023075435.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "NAIR ALVES" "autor_email" => "bvnairalves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }