MATERNIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL DAS DISCENTES MÃES DO IFCE CAMPUS SOBRAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99184 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5975 "inscrito_id" => 4267 "titulo" => "MATERNIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL DAS DISCENTES MÃES DO IFCE CAMPUS SOBRAL" "resumo" => "A escolarização feminina ocorreu tardiamente, haja vista que as primeiras classes femininas de ensino profissionalizante surgiram apenas em 1881. Atualmente, segundo dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), as mulheres ocupam a maioria das vagas existentes. Tal realidade não ocorre no Ceará pois, em 2021, 48,27% das matrículas eram de mulheres. Justifica-se a relevância do tema, considerando-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil, objetivando fortalecer a permanência e êxito dos/as discentes, as auditorias do TCU dos anos de 2011 e 2012, que ensejaram a criação dos Planos de Permanência e Êxito dos Institutos Federais, a Política de Assistência Estudantil e o Regulamento de Auxílios Estudantis do IFCE. Intercalando à maternidade, percebe-se sua relevância ao observar a existência de um projeto de lei para este público (PL 1152/22), o qual versa sobre o acolhimento de gestantes, puérperas e mães de crianças e adolescentes em ambiente universitário, bem como a necessidade de ampliar estudos sobre a realidade das mães. Assim, tem-se como objetivo geral investigar os fatores que impactam na permanência e êxito estudantil das mães matriculadas no IFCE campus Sobral e específicos: estimar a quantidade de alunas com filhos estão matriculadas no campus; elaborar o perfil socioeconômico e acadêmico das discentes mães; analisar quais estratégias de permanência estudantil as estudantes com filhos adotam; elaborar uma cartilha com sugestões de ações institucionais para o fortalecimento da permanência e do êxito de discentes mães. O estudo consistirá numa pesquisa aplicada e utilizará como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica-documental, questionário eletrônico e entrevistas semiestruturadas. Os dados quantitativos serão tabulados pela Planilha do Google e os dados qualitativos serão interpretados utilizando-se o Materialismo Histórico Dialético. O referencial teórico está ancorado em de Badinter (1985), Mendes (2020), Santos (2014), Gaioso (2005), Baggi e Lopes (2011), Charlot (2000)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4267_TB5975_06092023154854.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE GURGEL" "autor_nome_curto" => "ALINE GURGEL" "autor_email" => "agurgelr@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99184 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5975 "inscrito_id" => 4267 "titulo" => "MATERNIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL DAS DISCENTES MÃES DO IFCE CAMPUS SOBRAL" "resumo" => "A escolarização feminina ocorreu tardiamente, haja vista que as primeiras classes femininas de ensino profissionalizante surgiram apenas em 1881. Atualmente, segundo dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), as mulheres ocupam a maioria das vagas existentes. Tal realidade não ocorre no Ceará pois, em 2021, 48,27% das matrículas eram de mulheres. Justifica-se a relevância do tema, considerando-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil, objetivando fortalecer a permanência e êxito dos/as discentes, as auditorias do TCU dos anos de 2011 e 2012, que ensejaram a criação dos Planos de Permanência e Êxito dos Institutos Federais, a Política de Assistência Estudantil e o Regulamento de Auxílios Estudantis do IFCE. Intercalando à maternidade, percebe-se sua relevância ao observar a existência de um projeto de lei para este público (PL 1152/22), o qual versa sobre o acolhimento de gestantes, puérperas e mães de crianças e adolescentes em ambiente universitário, bem como a necessidade de ampliar estudos sobre a realidade das mães. Assim, tem-se como objetivo geral investigar os fatores que impactam na permanência e êxito estudantil das mães matriculadas no IFCE campus Sobral e específicos: estimar a quantidade de alunas com filhos estão matriculadas no campus; elaborar o perfil socioeconômico e acadêmico das discentes mães; analisar quais estratégias de permanência estudantil as estudantes com filhos adotam; elaborar uma cartilha com sugestões de ações institucionais para o fortalecimento da permanência e do êxito de discentes mães. O estudo consistirá numa pesquisa aplicada e utilizará como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica-documental, questionário eletrônico e entrevistas semiestruturadas. Os dados quantitativos serão tabulados pela Planilha do Google e os dados qualitativos serão interpretados utilizando-se o Materialismo Histórico Dialético. O referencial teórico está ancorado em de Badinter (1985), Mendes (2020), Santos (2014), Gaioso (2005), Baggi e Lopes (2011), Charlot (2000)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4267_TB5975_06092023154854.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE GURGEL" "autor_nome_curto" => "ALINE GURGEL" "autor_email" => "agurgelr@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }