PIBID: DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA AOS IMPACTOS E DESAFIOS DE ALFABETIZAR E LETRAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99232 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6038 "inscrito_id" => 14404 "titulo" => "PIBID: DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA AOS IMPACTOS E DESAFIOS DE ALFABETIZAR E LETRAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subnúcleo de Pedagogia do ICSEZ/UFAM é pautado na articulação do Projeto Pedagógico do Curso e das propostas curriculares da secretaria estadual e municipal de educação, e visa dentre outros objetivos apresentado no Projeto Institucional das quais, destaco: refletir sobre a temática da formação e práxis de professores da educação básica frente aos desafios amazônicos; realizar estudos e reflexões sobre literaturas contemporâneas que tratam da formação de professores, práticas inovadoras e metodologias ativas para crianças em processo de alfabetização, realizar diagnóstico das escolas para conhecer sua organização pedagógica e educacional, as dificuldades enfrentadas pelos professores. Neste sentido, o presente trabalho objetiva descrever as vivências, observações, registros e análises dos pibidianos na escola-campo, no intuito de identificar os impactos dos desafios da alfabetização e letramentos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O relato trata-se de uma abordagem qualitativa, por enfatizar contextos, vivências e fatos sociais, utilizou-se ainda de estudos da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Curricular Amazonense e dos livros e artigos de Soares (2011). Para coleta de dados foram realizadas a observação, o registro no Diário PIBID que iniciou desde novembro de 2022. Observa-se que houve um impacto dos discentes ao adentrar o espaço escolar e vislumbrar os desafios, as possiblidades que envolvem o fazer docente. Considera-se que o início das atividades na escola-campo também ocorreu no primeiro ano após o retorno do período pandêmico e reeorganização do trabalho pedagógico para superar as lacunas no processo de alfabetização e letramentos dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14404_TB6038_04102023191834.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Beatriz" "autor_email" => "beatryt@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99232 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6038 "inscrito_id" => 14404 "titulo" => "PIBID: DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA AOS IMPACTOS E DESAFIOS DE ALFABETIZAR E LETRAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subnúcleo de Pedagogia do ICSEZ/UFAM é pautado na articulação do Projeto Pedagógico do Curso e das propostas curriculares da secretaria estadual e municipal de educação, e visa dentre outros objetivos apresentado no Projeto Institucional das quais, destaco: refletir sobre a temática da formação e práxis de professores da educação básica frente aos desafios amazônicos; realizar estudos e reflexões sobre literaturas contemporâneas que tratam da formação de professores, práticas inovadoras e metodologias ativas para crianças em processo de alfabetização, realizar diagnóstico das escolas para conhecer sua organização pedagógica e educacional, as dificuldades enfrentadas pelos professores. Neste sentido, o presente trabalho objetiva descrever as vivências, observações, registros e análises dos pibidianos na escola-campo, no intuito de identificar os impactos dos desafios da alfabetização e letramentos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O relato trata-se de uma abordagem qualitativa, por enfatizar contextos, vivências e fatos sociais, utilizou-se ainda de estudos da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Curricular Amazonense e dos livros e artigos de Soares (2011). Para coleta de dados foram realizadas a observação, o registro no Diário PIBID que iniciou desde novembro de 2022. Observa-se que houve um impacto dos discentes ao adentrar o espaço escolar e vislumbrar os desafios, as possiblidades que envolvem o fazer docente. Considera-se que o início das atividades na escola-campo também ocorreu no primeiro ano após o retorno do período pandêmico e reeorganização do trabalho pedagógico para superar as lacunas no processo de alfabetização e letramentos dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14404_TB6038_04102023191834.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Beatriz" "autor_email" => "beatryt@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }