O presente trabalho apresenta a discussão acerca das abordagens do campo de estudos sobre a diversidade de saberes dos professores. Nesse sentido, o objetivo geral é identificar as principais dificuldades no exercício da prática docente mediante pesquisas teóricas que visam destacar o recurso às teorias da ação para a compreensão do trabalho docente. Para tanto, a investigação desta pesquisa destaca os modos de compreender o trabalho humano na sua interação com o meio técnico, histórico-social construído, e o recurso à ação como fundamento teórico para compreendê-lo em situações concretas. Como metodologia, utilizou-se pesquisas documentais e revisão bibliográfica. O estudo é fundamentado por meio de um conjunto de pesquisas e autores interessados pelos professores, seus conhecimentos e por seu trabalho. No que tange o processo de formação do saber docente é possível observar a diversidade de conhecimentos que permeiam esse processo, sejam eles adquiridos a partir de experiências pessoais ainda como alunos, os conhecimentos adquiridos na universidade, a experiência em sala de aula e as próprias relações interpessoais, tornam-se elementos essenciais para o processo de formação e construção da identidade do professor. Dessa maneira, constatou-se a crescente necessidade de outros debates envolvendo as narrativas sobre a formação e o trabalho em si destes profissionais, descrevendo os saberes considerados necessários para trabalhar na prática docente diante das diversidades, auxiliando portanto, na melhor compreensão da educação e seu processo.