Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR E A APLICAÇÃO DA DIVERSIDADE DO SABER

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100703
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8119
    "inscrito_id" => 23068
    "titulo" => "O PROFESSOR E A APLICAÇÃO DA DIVERSIDADE DO SABER"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a discussão acerca das abordagens do campo de estudos sobre a diversidade de saberes dos professores. Nesse sentido, o objetivo geral é identificar as principais dificuldades no exercício da prática docente mediante pesquisas teóricas que visam destacar o recurso às teorias da ação para a compreensão do trabalho docente. Para tanto, a investigação desta pesquisa destaca os modos de compreender o trabalho humano na sua interação com o meio técnico, histórico-social construído, e o recurso à ação como fundamento teórico para compreendê-lo em situações concretas. Como metodologia, utilizou-se pesquisas documentais e revisão bibliográfica. O estudo é fundamentado por meio de um conjunto de pesquisas e autores interessados pelos professores, seus conhecimentos e por seu trabalho. No que tange o processo de formação do saber docente é possível observar a diversidade de conhecimentos que permeiam esse processo, sejam eles adquiridos a partir de experiências pessoais ainda como alunos, os conhecimentos adquiridos na universidade, a experiência em sala de aula e as próprias relações interpessoais, tornam-se elementos essenciais para o processo de formação e construção da identidade do professor. Dessa maneira, constatou-se a crescente necessidade de outros debates envolvendo as narrativas sobre a formação e o trabalho em si destes profissionais, descrevendo os saberes considerados necessários para trabalhar na prática docente diante das diversidades, auxiliando portanto, na melhor compreensão da educação e seu processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23068_TB8119_13112023215025.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DYANA MARIA RESENDE DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DYANA"
    "autor_email" => "dyanaresende11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100703
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8119
    "inscrito_id" => 23068
    "titulo" => "O PROFESSOR E A APLICAÇÃO DA DIVERSIDADE DO SABER"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a discussão acerca das abordagens do campo de estudos sobre a diversidade de saberes dos professores. Nesse sentido, o objetivo geral é identificar as principais dificuldades no exercício da prática docente mediante pesquisas teóricas que visam destacar o recurso às teorias da ação para a compreensão do trabalho docente. Para tanto, a investigação desta pesquisa destaca os modos de compreender o trabalho humano na sua interação com o meio técnico, histórico-social construído, e o recurso à ação como fundamento teórico para compreendê-lo em situações concretas. Como metodologia, utilizou-se pesquisas documentais e revisão bibliográfica. O estudo é fundamentado por meio de um conjunto de pesquisas e autores interessados pelos professores, seus conhecimentos e por seu trabalho. No que tange o processo de formação do saber docente é possível observar a diversidade de conhecimentos que permeiam esse processo, sejam eles adquiridos a partir de experiências pessoais ainda como alunos, os conhecimentos adquiridos na universidade, a experiência em sala de aula e as próprias relações interpessoais, tornam-se elementos essenciais para o processo de formação e construção da identidade do professor. Dessa maneira, constatou-se a crescente necessidade de outros debates envolvendo as narrativas sobre a formação e o trabalho em si destes profissionais, descrevendo os saberes considerados necessários para trabalhar na prática docente diante das diversidades, auxiliando portanto, na melhor compreensão da educação e seu processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23068_TB8119_13112023215025.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DYANA MARIA RESENDE DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DYANA"
    "autor_email" => "dyanaresende11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho apresenta a discussão acerca das abordagens do campo de estudos sobre a diversidade de saberes dos professores. Nesse sentido, o objetivo geral é identificar as principais dificuldades no exercício da prática docente mediante pesquisas teóricas que visam destacar o recurso às teorias da ação para a compreensão do trabalho docente. Para tanto, a investigação desta pesquisa destaca os modos de compreender o trabalho humano na sua interação com o meio técnico, histórico-social construído, e o recurso à ação como fundamento teórico para compreendê-lo em situações concretas. Como metodologia, utilizou-se pesquisas documentais e revisão bibliográfica. O estudo é fundamentado por meio de um conjunto de pesquisas e autores interessados pelos professores, seus conhecimentos e por seu trabalho. No que tange o processo de formação do saber docente é possível observar a diversidade de conhecimentos que permeiam esse processo, sejam eles adquiridos a partir de experiências pessoais ainda como alunos, os conhecimentos adquiridos na universidade, a experiência em sala de aula e as próprias relações interpessoais, tornam-se elementos essenciais para o processo de formação e construção da identidade do professor. Dessa maneira, constatou-se a crescente necessidade de outros debates envolvendo as narrativas sobre a formação e o trabalho em si destes profissionais, descrevendo os saberes considerados necessários para trabalhar na prática docente diante das diversidades, auxiliando portanto, na melhor compreensão da educação e seu processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.